Pós-graduações

Governo, Ufac e Universidade do Colorado avançam em parceria educacional

Governador Tião Viana tem sido o articulador da parceria técnico-científica entre as universidades do Acre e do Colorado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana participou na tarde desta sexta-feira, 5, de um encontro entre membros do governo do Estado e nomes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Universidade do Colorado, para avançar na implantação de uma parceria envolvendo pós-graduações e intercâmbio no estado.

Dessa vez o encontro contou com a presença da diretora da Força-Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF), Colleen Scanlan Lyons, e do professor Peter Newton, do departamento de estudos ambientais da Universidade do Colorado.

Além disso, em agosto está agendada a visita do reitor da universidade americana ao Acre para que o convênio possa ser firmado.

A articulação entre as instituições só foi possível após o governador Tião Viana ser convidado pelo próprio GCF para uma prospecção de parcerias educacionais e de negócios no próprio estado do Colorado.

“Fomos ao Colorado e dividimos todos os desafios de ter uma universidade no nível da deles, que já teve cinco ganhadores do prêmio Nobel. Por isso queremos que eles possam dividir experiências com a gente em mestrados e pós-doutorados, sem custos adicionais para a Ufac e na parceria com o governo do Estado, além de termos nossos estudantes participando da agenda de desenvolvimento da universidade americana”, ressalta o governador.

Grandes expectativas

A ideia é oferecer pós-graduações nas áreas de direito e desenvolvimento sustentável. Com expectativa de que já em 2018 a Ufac consiga inscrever cerca de 30 pessoas para os programas.

Em sua primeira visita ao Acre, mas com uma longa parceria com o governo do Estado, Colleen Scanlan Lyons ressalta a importância da parceria técnico-científica entre as duas universidades.

“São muitas possibilidades, porque o Acre tem uma riqueza de experiências do desenvolvimento sustentável na prática. Temos muita coisa para aprender de sua experiência. E no Colorado somos umas das maiores universidades para o meio ambiente. Queremos juntar esses conhecimentos.”

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que, com a parceria, o Acre só tem a ganhar: “Ela vai nos render com certeza muitos frutos positivos que irão impactar diretamente no desenvolvimento do Acre. A Ufac está cumprindo seu papel junto com o governo do Estado, e vamos trabalhar muito para que essa união com a Universidade do Colorado se consolide”.