Passados 134 dias de mandato, este é o primeiro levantamento oficial sobre a atual gestão
Pesquisa Vox Populi divulgada neste sábado, 14 de maio, mostra que o governo Tião Viana tem aprovação de 76% dos acreanos após 120 dias de mandato. De acordo com o estudo, apenas 13% não aprovam a atual administração e 11% não souberam opinar. Passados 134 dias de mandato, este é o primeiro levantamento oficial sobre a atual gestão, que encerrou nesta semana uma detalhada avaliação de cumprimento de metas de 120 dias de governo. Segundo os números apresentados pelas secretarias, mais de 80% das ações planejadas para este primeiro quadrimestre foram cumpridas.
A pesquisa também avaliou o governador Tião Viana. Para 83% dos entrevistados o desempenho pessoal do governador é positivo (somando 12% de ótimo, 45% de bom e 26% de regular positivo). Consideram regular negativo 4%, 8% negativo (somando 4% ruim e 4% péssimo) e 5% não souberam responder.
O perfil de imagem do governador reflete essa boa avaliação. Para 80% dos entrevistados, Tião Viana é simpático e 83% afirmam que ele é competente. Sobre se ele conhece bem o Acre, 83% responderam que sim e 70% o avaliaram como um bom administrador.
Otimismo – Os números levantados pela Vox Populi apontam a satisfação dos acreanos em relação ao Acre e o otimismo com relação ao futuro. Mais de 23% responderam que estão muito satisfeitos morando no Acre e 69% disseram estar satisfeitos. Um total de 59% dos entrevistados avalia como ótima e boa a situação do estado atualmente. Já 27% responderam regular positiva.
Sobre o futuro, quando a pergunta era se o Acre vai melhorar, ficar do mesmo jeito ou vai piorar, 64% respondeu que acredita que vai melhorar; 26% acham que vai ficar do mesmo jeito e 6% avaliaram que vai piorar. O mesmo otimismo foi identificado na pergunta: “E a situação da sua família, em sua opinião, esse ano vai melhorar, vai ficar do mesmo jeito ou vai piorar?” A maioria, 84%, acredita que vai melhorar.
A Vox Populi é uma instituição referência em pesquisas de mercado e opinião desde 1984. É amplamente reconhecida pela confiança e qualidade no desenvolvimento e aplicação de metodologias, processos de coleta, sistematização e análise de informações estratégicas.
No Acre, a pesquisa realizou entrevista com 1.350 pessoas nos 22 municípios acreanos entre os dias 29 de abril e 03 de maio. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos.
Prefeitura de Rio Branco e Governo Federal bem avaliados
A Vox Populi também perguntou qual avaliação os acreanos fazem do Governo Federal e da presidente Dilma Rousseff. 61% dos entrevistados aprovam o Governo Federal, 27% desaprovam e não souberam opinar 13%. Sobre o desempenho pessoal de Dilma Rousseff o levantamento aponta que 44% dos acreanos consideram positiva a forma como a presidente governa o país.
A expectativa em relação ao futuro do Brasil também é de otimismo, embora os índices sejam menores quando comparado ao Acre. Para 31% dos acreanos, a situação do Brasil vai melhorar. Já 26% acreditam que vai ficar do mesmo jeito e apenas 9% respondeu que vai piorar.
O levantamento também apontou qual o grau de satisfação dos riobranquenses com o desempenho do prefeito Raimundo Angelim. Para 78% dos entrevistados a avaliação é positiva (somando 12% de ótimo, 42% de bom e 24% de regular positivo), 7% disseram que a administração municipal é regular negativa, 9% avaliaram como negativa (considerando 9% de ruim e 6% de péssimo) e 1% dos entrevistados não souberam responder. Na capital acreana a Vox Populi ouviu 500 pessoas entre os dias 29 de abril e 3 de maio. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos.
Saúde deve ser prioridade aponta população
Na pesquisa foram apontadas ainda quais deveriam ser, segundo os entrevistados, as prioridades do atual governo. No questionário apresentado foi feita a seguinte pergunta: “Pensando no Acre, qual o problema mais grave, aquele que o governador Tião Viana deve cuidar com mais dedicação?” Para 78%, a saúde deve ser a prioridade. Para a secretária de Saúde, Suely Melo, esse é um bom indicador, pois traduz a expectativa da população sobre os investimentos nessa área.
“Melhorar a saúde pública é um compromisso prioritário do governador Tião Viana. Estamos trabalhando incansavelmente para corresponder a esse anseio da população. Seja ampliando o número de vagas nos hospitais, contratando novos médicos, buscando consolidar um projeto de humanização e melhorando o serviço técnico”, afirmou.
A Secretaria de Saúde foi uma das que alcançaram 100% das metas estabelecidas no Plano de 120 dias de governo. A redução do índice de dengue, por exemplo, chegou a mais de 86% nesses primeiros meses. Neste período houve intensos investimentos na melhoria da rede física e na aquisição de equipamentos em todo estado. O Acre ganhou também na qualidade do atendimento e já desenvolve procedimentos de média e alta complexidade. Entre elas, é bom destacar que já foram realizados cerca de 30 transplantes de rins até início de abril e os especialistas locais se preparam para realizar o primeiro transplante de fígado do Acre. O Estado se prepara para ser referência no Norte do Brasil nesse tipo de procedimento e deve se transformar, também, numa central de captação de órgãos.
PT é o partido que mais trabalha pelo Acre, dizem entrevistados
Numa avaliação partidária, a pesquisa também serviu para levantar quais os partidos têm mais identidade com os acreanos. Aos entrevistados, foi apresentado uma relação de partidos políticos. Em seguida, foi feita a pergunta: “Qual desses partidos políticos você acha que defende ou trabalha pelo povo do Acre”? Mais da metade, 53% dos entrevistados, respondeu Partido dos Trabalhadores (PT). Em segundo lugar, com 6%, vem o PMDB.
Leia aqui matéria sobre o seminário que avaliou os primeiros 120 do governo Tião Viana