Governo supera desafios para garantir merenda escolar no Alto Iaco

Comunidades ajudavam no desembarque da merenda (Foto: Mardilson Gomes)

O Rio Iaco corta Sena Madureira quase em sua desembocadura. Mas subindo o seu leito, chega-se à extremidade com o Peru, onde o governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), entregou na semana passada mais de oito toneladas de merenda escolar em dez escolas rurais e outras 22 indígenas.

Em linha reta, são pouco mais de 200 quilômetros, mas a distância percorrida, contando com todas as sinuosidades do rio, aproxima-se dos 700 quilômetros. Essa distância é maior do que entre a capital, Rio Branco, e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá.

Mas nem a distância nem a pouca profundidade do leito foram dificuldades para que uma equipe da Merenda Escolar da SEE se deslocasse até as aldeias mais distantes, onde residem índios das etnias Jeminawa e Manchineri, para  garantir a merenda dos alunos e também a qualidade da educação para todos.

Escolas rurais também foram contempladas com a entrega de merenda (Foto: Mardilson Gomes)

Um dos primeiros pontos de parada da equipe foi na Escola Itamaraty, localizada no seringal de mesmo nome. Lá, a professora Sherley da Silva fez questão de receber o material e agradecer o esforço do governo. “Esta merenda ajuda muito as crianças, por isso o apoio da SEE é fundamental na vida dos alunos.”

Na comunidade Tabatinga (escola e seringal de mesmo nome), quem fez questão de receber a equipe foi Naizo Pessoa de Miranda, 65 anos, que reside na localidade desde os 14. Com filhos e netos estudando na escola, ele: “Esta merenda chega em boa hora para as crianças”.

Continuando a subida pelo Iaco, a entrega de merenda chegou às comunidades indígenas exatamente nas comemorações em torno do Dia do Índio, 19 de abril.  A primeira delas foi a Boca do Riozinho, na Escola Ugaê, onde o professor Raimundo Santiago Jeminawa agradeceu o empenho da equipe e destacou que a merenda é para as crianças “porque às vezes não tem nada para a gente dar para os alunos”.

Na Aldeia Santa Rosa, quem recebeu a merenda foi o professor Nilson Emídio. Ele destacou a importância da merenda nas comunidades. “Com ela [a merenda], os alunos podem estudar sem nenhuma preocupação com a alimentação”, destacou. Mesmo pensamento tem o líder da comunidade, Jacinto Manchineri. “É muito importante o governo estar vindo ajudar a população indígena”, disse.

O governo também garantiu a entrega de merenda escolar na Aldeia Peri, na Aldeia Betel, na Aldeia Jatobá, na Aldeia Santa Cruz e na Sete Estrela, na fronteira com o Peru. Ao todo, mais de dois mil alunos foram beneficiados com a ação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter