Governo se reúne com moveleiros para incentivar a regularização ambiental

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e do Instituto do Meio Ambiente (Imac), iniciou uma série de reuniões com representantes dos polos moveleiros do interior do Acre, em agenda que percorrerá os municípios de Epitaciolândia, Xapuri e Sena Madureira. Na segunda-feira, 24, a comitiva esteve em Brasileia.

Após o planejamento e alinhamento das instituições governamentais, a pedido do governador Gladson Cameli, foram deslocadas equipes técnicas para orientar e auxiliar marceneiros e moveleiros na regularização ambiental. Essa otimização de esforços de Seict e Imac, ao lado dos parceiros da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) buscam a consolidação da cadeia produtiva da madeira e a legalização das atividades, acesso a linhas de crédito para compra de equipamentos, melhoria da infraestrutura e da produção moveleira.

Seict e Imac, junto de parceiros, moveleiros e a prefeita Fernanda Hassem em Brasileia. Foto:cedida.

O credenciamento de marceneiros no programa de compras governamentais, via Copiai/Seict, garante o fortalecimento do setor no Acre. A ação continuará na próxima semana em Tarauacá, Envira e Juruá, com equipes técnicas para orientar os empresários nessas regiões.

“O governo quer ajudar os moveleiros a saírem da informalidade, para que possam ter direito a muitos benefícios, como participar do programa compras governamentais e também não sofrerem sanções de órgãos fiscalizadores”, afirma o titular da Seict, Anderson Abreu.

Secretário Anderson Abreu e comitiva acreana com moveleiros de Brasileia. Foto: cedida.

Segundo o diretor-presidente do Imac, André Hassem, “todos os polos moveleiros serão fiscalizados pelo Ibama e órgãos federais nos próximos meses. O Estado está fazendo seu papel de ajudar os empresários nesse quesito, para que possam produzir os móveis normalmente, gerando emprego e renda para o Acre”.

A pauta em Brasileia foi finalizada com reunião do secretário Anderson Abreu e do diretor de Indústria Erisson China, da Seict, com André Hassem, diretor-presidente do Imac, e prefeita Fernanda Hassem em seu gabinete.

Prefeita Fernanda Hassem com representantes da Seict e Imac. Foto: cedida

“Fomos ao gabinete da prefeita em visita de cortesia para pedir o apoio dela nessa ação que estamos fazendo junto aos moveleiros. A iniciativa é importante e contou com o apoio dos empresários locais”, acredita Erisson China.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter