políticas públicas

Governo reúne lideranças indígenas para atualização dos planos de gestão ambiental e territorial

Em novembro, um encontro do governo com lideranças indígenas da região do Juruá está programado para ser realizado em Cruzeiro do Sul

Em dois dias de diálogo intenso, lideranças indígenas e representantes do governo do Estado reuniram as informações para elaborar e atualizar os Planos de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas (PGTIs) de 34 Terras Indígenas no Acre.

No primeiro dia, quarta-feira, 28, uma conversa com o governador Gladson Cameli entusiasmou as lideranças das regiões do Purus e Alto Acre, presentes no Palácio Rio Branco, com o líder do Governo afirmando o apoio irrestrito do Estado às causas indígenas. Nesta quinta-feira, 29, eles construíram documentos junto com os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Casa Civil.

Nesta quinta-feira, 29, eles construíram documentos junto com os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Casa Civil Foto: Assessoria Sema

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, identificou a necessidade de realizar o encontro com o governador Gladson Cameli para discutir as políticas públicas voltadas para os povos indígenas. “Muito importante essa conversa franca com o governador antes da agenda técnica. A construção é coletiva e a participação dos indígenas será constante na implementação dos planos de gestão”.

O líder indígena do Governo, Manoel Gomes Kaxinawa, enfatizou a importância do apoio do governador. “Nós estamos realizando um trabalho integrado, unindo as lideranças para melhorar a vida de todos os povos indígenas. O governador Gladson Cameli quer isso e nós vamos trabalhar desta forma”.

O evento foi acompanhado por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e discutiu as alternativas e estratégias para viabilizar a implementação dos projetos e execução das várias ações relacionadas aos povos indígenas.