Governo reúne entidades para início do Programa de Aquisição de Alimentos 2015

Participam da reunião representantes de 58 entidades que são atendidas pelo PAA no Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Participam da reunião representantes de 58 entidades que são atendidas pelo PAA no Acre (Foto: Leônidas Badaró)

Na tarde desta segunda-feira, 29, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e o Conselho de Segurança Alimentar, realizou uma reunião com as entidades participantes do Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal (PAA).

Depois de enfrentar muita burocracia para se adequar às novas regras do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Acre dá início ao PAA em 2015. A entrega dos produtos será no próximo dia 7 de julho, a partir das 10 horas, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).

Carlos da Silva, coordenador do PAA no Acre, anuncia início das atividades do programa em 2015 (Foto: Leônidas Badaró)
Carlos da Silva, coordenador do PAA no Acre, anuncia início das atividades do programa em 2015 (Foto: Leônidas Badaró)

Para as entidades beneficiadas pelo programa, o anúncio é um alento, já que o PAA é o responsável pela alimentação de crianças que são assistidas por entidades sem fins lucrativos, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

“A gente já estava sentindo falta do programa. Nós temos muitas crianças carentes, por isso para a gente é muito importante. Sem o PAA temos dificuldade de alimentar todos os nossos alunos. Então agradece o governo pela participação da Apae no programa”, afirma Marinêz Souza, coordenadora administrativa da entidade.

Ao todo, são 58 entidades, entre escolas, creches e hospitais, apenas em Rio Branco, atendidas pelo programa. Quem pela primeira vez vai ser beneficiado com o PAA é o Hospital das Clínicas em Rio Branco. Juliana Aragão Silva, nutricionista do hospital, fala da importância de a unidade ser contemplada pelo programa. “Vai ser muito benéfico para o hospital. Com certeza vai ser muito rico para o nosso cardápio, já que oferecemos mais de mil refeições diárias para pacientes e funcionários”, destaca.

Benefícios para entidades e agricultores

A importância do PAA é ainda maior, já que é um importante instrumento de segurança alimentar para o público atendido pelas entidades que fazem parte do programa, mas também é de extrema importância para os agricultores familiares que fornecem sua produção.

Para o agricultor familiar, representa a garantia da compra da produção, tendo como limite até R$ 6,5 mil até o fim do ano e a certeza da venda de tudo que é produzido.

Em todo o Estado, são 2.180 produtores, que fornecem alimentos ao PAA, atendendo 486 entidades no Acre.

Carlos da Silva, coordenador do programa no Estado, explica o que o produtor que ainda não foi atendido pelo programa deve fazer. “Quem é agricultor familiar e ainda não foi contemplado pelo PAA deve se dirigir a um escritório da Seaprof e dizer que quer participar do programa. Esse recurso é exclusivo para ajudar os produtores familiares”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter