Governo reúne autoridades para o lançamento do Programa Acre Pela Vida

O evento intitulado Acre Pela Vida, que visa traçar estratégias para integrar um conjunto de ações preventivas  e repressivas, reuniu na manhã deste domingo, 9, autoridades de todos os órgãos do governo, dos poderes de Estado, Ministério Público, órgãos federais, prefeitura, senadores, deputados federais e estaduais, entidades não governamentais e a sociedade civil, além do Exército Brasileiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Autoridades de todas as unidades do governo, dos poderes de Estado, Ministério Público, órgãos federais, prefeituras, entidades não governamentais e a sociedade civil, além do Exército Brasileiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, participaram do evento Foto: Diego Gurgel/Secom

A reunião realizada na Biblioteca Pública do Acre, teve como objetivo mostrar o atual cenário da segurança pública no Acre, bem como unir forças de todos os poderes presentes afim de integrar ações e responsabilidades que colaborem para a redução e controle da criminalidade nos 22 municípios do estado.

O governador Gladson Cameli falou que o governo federal está instalando um gabinete de emergência exclusivo para tratar do Acre e deve prestar todo o apoio necessário para combater a criminalidade. Gladson ressaltou ainda que o momento é de união, de buscar forças junto aos poderes estaduais e federais, bem como da população, para olhar de uma forma especial para a questão da segurança do estado e buscar soluções imediatas.

“Nós não estamos aqui pra omitir a situação. Reconhecemos que temos um problema na segurança do nosso estado, estamos reestruturando nossas polícias, investindo em equipamentos e outros itens necessários. Mas o momento agora é de unirmos ainda mais forças nesse combate à criminalidade, pois essa competência vai mais além e o programa Acre pela Vida é justamente para chamar para responsabilidade de todos, o papel de restabelecer a segurança”, completou.

Durante a reunião o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, explicou o atual cenário da segurança no estado e das rotas de Paraná e Mato Grosso do Sul que naturalmente trazem as grandes organizações criminosas ao estado do Acre.

“Essas rotas trazem todas as mazelas do crime ao nosso eixo que é a rota Solimões, agravado pelo fato do estado do Acre estar mais próximo às duas maiores regiões produtoras dos insumo da violência da América Latina”, explicou Paulo Cézar se referindo ao Peru e à Bolívia.

O senador Sérgio Petecão parabenizou a iniciativa do governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

O senador Sérgio Petecão entendeu o cenário da segurança, se colocou à disposição para abraçar a causa e se unir ao governo federal em busca de recurso e apoio ao que for necessário para restabelecer a segurança.

“Nós estivemos com o ministro Sérgio Moro, juntamente com o governador Gladson Cameli, quando fizemos um relato sobre a situação do nosso estado e ele se prontificou a nos ajudar e acho que o caminho é esse de nos unirmos em busca de uma solução o mais célere possível”, destacou.

Na ocasião a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, parabenizou a iniciativa do governo do Estado em unir governo e município para apresentar situação da segurança para buscar juntos a melhor solução que compete a cada órgão.

“O primeiro passo é chamar todos órgãos que podem e têm interface com essa problemática para amenizar a curto prazo e, a partir daí, caminhar para soluções a médio e longo prazo, dando à nossa população mais segurança. A prefeitura se coloca à disposição para integrar todo esse planejamento, na medida em que nós entramos fazendo ações de prevenção que também sejam fundamentais nesse combate à criminalidade”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter