Governo reinaugura 20ª escola na zona rural no Acre

A Escola Aracy Cerqueira está atende os alunos da Vila Custódio Freire, em Rio Branco (Foto: Dryelem Alves/SEE)

A escola Aracy Cerqueira, localizada na Vila Custódio Freire, que funciona com a modalidade Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos I e II,  foi a 20ª unidade educacional a ser reinaugurada pelo governo do Estado neste ano. A solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira, 26.

Com recursos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), o governo investiu R$ 2.805.025,19 somente nos últimos dias com reformas e ampliações das unidades escolares, somente neste ano.

Trabalhando na Aracy Cerqueira desde sua inauguração, em 1998, a gestora Marina Ferreira, diz que a reforma foi uma conquista para toda a comunidade.

“A escola é o ponto que eles têm como referência para realização de reunião de moradores, atendimento médico, aulas de capoeira é aqui. Para a equipe gestora, a melhoria do espaço estimula servidores e os alunos. Isso reflete na qualidade de ensino”, disse.

Em 2018 o governo já investiu mais de dois milhões de reais para reformar escolas públicas (Foto: Dryelem Alves/SEE)

Durante a solenidade, alunos fizeram uma pequena apresentação teatral abordando a preservação do meio ambiente e os impactos que a falta de conscientização pode trazer ao planeta. Andressa da Costa estuda no 7º ano do ensino fundamental e está na escola há cinco anos. “Agora está muito melhor, ampliaram as salas, temos mais espaço e menos calor”, comenta.

Segundo o coordenador do Ensino Rural na Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE), Antônio Trindade, até o fim do ano mais escolas serão entregues às comunidades em todo o estado.

“Antigamente, nossos alunos estudavam debaixo de árvores ou em casa de professores e hoje estão bem, acomodados. Dessas unidades, algumas escolas foram totalmente reformadas e outras ainda contaram com ampliação”, lembrou.

De acordo com a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio, a educação rural está investindo na qualidade dos ambientes escolares. “Já foram mais de R$ 2 milhões investidos. Agora estamos no momento de entregar novas escolas aos alunos, gestores e comunidade essas escolas”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter