Governo realiza oficina de reciclagem para moradores da ZAP 4

A oficina de reciclagem teve duração de 6 horas (Foto: Luciano Pontes/Secom)
A oficina de reciclagem teve duração de 6 horas (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Osmilda do Nascimento trabalha como diarista para sustentar sua família, mas foi na oficina de reciclagem, realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehab), que ela encontrou uma forma de completar sua renda.

Ela faz parte do grupo de 101 beneficiários que estão no Bolsa Aluguel Social e que, até o final deste mês, receberão a chave da casa própria – em fase de construção – no Loteamento Novo Horizonte, Bairro Palheiral. Essas famílias foram retiradas de áreas insalubres da Zona de Atendimento Prioritário 4 (ZAP 4) e receberão do governo do Estado uma unidade habitacional a custo zero.

A oficina de reciclagem, oferecida aos moradores, faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social e foi realizada nos dias 6 e 7, deste mês, atendendo cerca de 30 pessoas.

No curso foi ensinado como utilizar caixas vazias de leite líquido, retalhos de tecidos, revistas, e outros materiais que, normalmente, iriam para o lixo, mas que nas mãos dos participantes se transformaram em lindas caixas decoradas, que servem para lembrança de aniversário, embalagem para presente e porta-caneta.

“Muita coisa pode se transformar em arte e me ajudar a complementar a renda familiar”, disse Osmilda (Foto: Luciano Pontes/Secom)
“Muita coisa pode se transformar em arte e me ajudar a complementar a renda familiar”, disse Osmilda (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A professora Salete Rocha, contratada pela empresa Ekoar, que trabalha em parceria com a Sehab, comenta que a oficina é uma forma de conscientizar as pessoas quanto à preservação do meio ambiente, bem como despertar a criatividade e ainda ganhar dinheiro com isso. “É um orgulho ensinar essas pessoas a ganhar dinheiro com o que iria para o lixo. Muita gente aqui não tem renda alguma, outras irão usar o que aprenderam para complementar a renda familiar, isso me alegra muito”, disse Salete.

Para Osmilda, a oficina vai mudar seus hábitos: “Depois do que aprendi aqui, vou olhar com mais cuidado para o que jogo no lixo, muita coisa pode se transformar em arte e me ajudar a complementar a renda familiar. Sou muito grata ao governo do Estado por essa oportunidade, irei fazer todas as oficinas que eles oferecem para nós”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter