Mais água tratada

Governo realiza obras de ampliação da rede de água da Vila Campinas

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), promove a etapa final das obras de ampliação do sistema de abastecimento para os moradores da Vila Campinas, localizada em Plácido de Castro, onde moram mais de sete mil famílias.

Os serviços de instalação dos equipamentos que compõem a nova rede de captação de água do reservatório da comunidade, uma estação de tratamento de água (ETA), assim como uma casa de química e estruturas administrativas avançaram significativamente alcançando a fase de detalhamentos para posteriormente entrarem em testes.

“A parte de construção civil está praticamente pronta, assim como a montagem das estruturas da nova ETA metálica, instalações das bombas, novos setores elétricos, além da restauração de outras estruturas já existentes e demais serviços de limpeza e pintura. Temos a estimativa de concluir todos os trabalhos neste semestre”, relata o diretor de operações do Depasa, David Bussons.

Uma nova ETA metálica com capacidade de 15 litros por segundo e demais estruturas do sistema abastecimento foram construídas (Foto: Cedida)

Os atuais investimentos são executados por meio de uma parceria entre a gestão estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor superior a R$ 1,5 milhão onde a capacidade de vazão da captação do reservatório da Vila Campinas saltará de 15 para 30 litros por segundo.

“O abastecimento na vila é diário, porém o atual quantitativo de abastecimento já não estava atendendo as necessidades da comunidade, que cresce a cada dia. Com este investimento do governo Tião Viana, a distribuição de água será dobrada e fluirá de modo satisfatório”, destaca Bussons.

O fortalecimento da política pública de garantir o melhor acesso a água tratada, o governo do Acre inaugurou neste ano, uma nova ETA na cidade de Assis Brasil, novas estruturas de captação de água em Sena Madureira e executa obras de novos reservatórios e estações de tratamento em Acrelândia e Porto Acre.

Técnicos do Depasa realizam a instalação das novas bombas da rede de abastecimento da Vila Campinas (Foto: Cedida)