Governo realiza mais uma reunião para discutir reativação da Bonal

Reunião discute reestruturação do Projeto de Assentamento Bonal (Foto: Leônidas Badaró)
Reunião discute reestruturação do Projeto de Assentamento Bonal (Foto: Leônidas Badaró)

Mais uma reunião com o objetivo de discutir a reativação da Bonal foi realizada na Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), na manhã de sábado, 13.

No Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Bonal, localizado no quilômetro 75 da BR-364 em uma área de 10.447 hectares moram 212 famílias. A produção é baseada na extração do látex, coleta da castanha, banana e açaí. O projeto ficou conhecido pela indústria de beneficiamento de palmito de pupunha. A Bonal chegou a produzir 20 toneladas de palmito por mês.

Atualmente a indústria está desativada. Contudo, por determinação do governador Tião Viana, foi montada uma força tarefa para buscar alternativas para retomar a produção de palmito e demais culturas produtivas na Bonal. “Vamos, dentro de pouco tempo, promover as ações necessárias para a completa reativação do setor produtivo no local”, destaca Glenilson Figueiredo, secretário de Produção.

Passos necessários para voltar a crescer

Na reunião, contando com representantes da comunidade por meio da Cooperativa Agroextrativista Bom Destino, os produtores rurais apresentaram os principais gargalos que dificultam a retomada da produção na Bonal.   “O principal problema que a gente teve foi de gestão da nossa própria comunidade. Agora, estamos trabalhando em parceria com o governo e o Incra para voltar a produzir e crescer”, afirma Raimundo Macedo, presidente da cooperativa.

Alguns dos problemas do projeto de assentamento tiveram propostas de encaminhamento na reunião.

O Incra, proprietário da área, já garantiu recursos para a reforma da estrutura física da indústria de palmito. “Essa iniciativa para a reestruturação da Bonal é muito válida. O objetivo é que aquelas famílias que lá residem possam produzir e ter uma qualidade de vida melhor”, disse Márcio Alércio, representante do órgão federal na reunião.

Recuperação de ramais, equipamentos agrícolas, débitos tributários, problemas de abastecimento de água e assistência técnica foram outros assuntos tratados e com possíveis soluções encaminhadas durante o encontro.