Governo realiza formatura de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde

O governo do Estado realiza nesta sexta-feira, 7, no Teatro Universitário da Ufac, às 10 horas, a formatura de 200 novos Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (Acis) que se qualificaram para atuar em suas terras indígenas. A formação contemplou 18 etnias dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas.

O curso abrange a região do Alto Rio Purus, com as etnias Kulina-Madjá (Manoel Urbano), Kaxinauwá (Santa Rosa do Purus), Manchineri, Jaminauwa (Assis Brasil) Apurinã, Jamamadi, Kaxarari (Boca do Acre, no Amazonas), Pauini, Extrema de Rondônia e Sena Madureira.

Os Distritos Especiais Indígenas envolvidos são os do Alto Rio Purus – que se estende aos municípios de Boca do Acre, Pauini, Vila Extrema, Manoel Urbano, Santa Rosa, Sena Madureira – e os do Alto Rio Juruá, com Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Jordão, Tarauacá, Feijó e Porto Walter.

Agentes Comunitários Indígenas de Saúde foram designados pelas próprias comunidades. A formação é realizada pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio da Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha.

“Com esse trabalho, o governo do Estado qualifica profissionais que já dominam a língua e a cultura locais para atuar com ações de saúde dentro da sua comunidade. A formação respeitou as culturas e tradições indígenas realizadas nas aldeias.”

Marco Brandão, diretor-presidente do IDM

O Acis atua na prevenção de doenças e agravos, realiza visitas a domicílios, acompanhamento para tratamento médico e encaminhamento de pacientes às unidades de saúde e de tratamento hospitalares.

A formação tem como parceiros o Ministério da Saúde, o governo do Estado, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte, a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.