Governo realiza e incentiva plantio de árvores na Cidade do Povo

O governo tem incentivado os moradores a plantarem espécies diferentes (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Governo tem incentivado o plantio de espécies diferentes (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Indispensáveis para o meio ambiente e bem-estar da população, as árvores possuem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, absorvendo CO2 e gases tóxicos, ao mesmo tempo em que liberam oxigênio para a atmosfera.

Na área urbana, as árvores atenuam o calor, gerando sombra, filtram partículas sólidas da poluição e são essenciais para o equilíbrio climático.

Com o propósito de tornar as cidades acreanas mais saudáveis, desde 2011 o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), desenvolve o Programa de Arborização Urbana.

Só na Cidade do Povo, conjunto habitacional localizado em Rio Branco, aproximadamente oito mil mudas, entre frutíferas e florestais, foram plantadas nos últimos anos.

A expectativa é de que até o fim da gestão do governador Tião Viana, em 2018, o plantio de mudas da Cidade do Povo seja de 20 mil árvores.

Além de realizar o cultivo das espécies nas vias e áreas públicas do bairro, o governo tem incentivado os moradores a plantar espécies distintas de frutíferas nos quintais de suas residências.

LSP_7931
Francisca Dias cuida diariamente de suas plantas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Francisca Dias de Melo, de 78 anos, residia no Segundo Distrito da capital. Todos os anos, as águas do Rio Acre inundavam sua casa e destruíam os móveis.

Além de ganhar um lar e mais dignidade, a aposentada recebeu estímulo para continuar desenvolvendo a atividade que ama: cultivar plantas.

“Sou muito feliz aqui na Cidade do Povo, graças a Deus. Tenho saúde, o que ‘de primeiro’ eu não tinha. A minha vizinhança é ótima. Sem falar que, aqui, tenho quintal para cultivar e cuidar das minhas plantinhas. Tenho muito prazer em cuidar. Quando a secretaria chegou distribuindo, fiz questão de pegar as minhas mudas. O quintal é cheio de frutas e verduras”, ressaltou Francisca.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, um dos objetivos do programa é incentivar a comunidade a cultivar espécies de frutíferas.

“Nossa ideia é de que nos próximos anos tenhamos muitas árvores, com a prioridade para as frutíferas, pois as frutas possuem componentes essenciais para a saúde da população”, destacou.

Desde 2011 o Estado desenvolve o Programa de Arborização Urbana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Desde 2011 o Estado desenvolve o Programa de Arborização Urbana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Além de plantar as mudas, a Sema desenvolve atividades de sensibilização da comunidade. A campanha “Vamos Plantar Árvores nas Cidades do Acre” estimula o que o próprio nome já diz: o plantio de mais árvores nos municípios acreanos.

Para Simone Lima, de 36 anos, o Programa de Arborização Urbana é uma iniciativa muito positiva. “O trabalho aqui na Cidade do Povo está muito bonito, as pessoas estão cuidando das árvores, que vêm crescendo direitinho. Eu sou uma que não deixo ninguém quebrar as plantas, pois elas nos dão sombra e deixam a cidade mais bonita”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter