Governo realiza capacitação em geotecnologias para fiscalização ambiental

Com a colaboração de Eliane Sá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está realizando uma capacitação em procedimentos administrativos e uso de geotecnologias para fiscalização ambiental, voltada a servidores do Instituto de Meio Ambiente (Imac). Técnicos do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) estão repassando os dados técnicos para aperfeiçoar a metodologia das missões em campo.

O curso está sendo ministrado por meio de videoconferência, cumprindo o protocolo de segurança adotado pela Sema devido à pandemia de Covid 19. Estão sendo explorados temas relevantes, desde legislação aplicada, sistemas de monitoramento e procedimentos técnicos de uso das geotecnologias aplicadas ao monitoramento e fiscalização.

Técnica do Imac verifica dados do inventário no Complexo de Florestas do Rio Gregório. Foto Marcos Vicentti/Secom

Para o técnico de Geoprocessamento do Cigma, Antonio Marcos Costa da Silva, a capacitação é de grande importância para os servidores. “Essa iniciativa subsidia ainda mais os procedimentos que o órgão e o setor de Fiscalização realizam. Eles vão interpretar os mapas e conseguir identificar com mais precisão as áreas que são afetadas por desmatamento ou queimadas, por exemplo”.

De acordo com o diretor-presidente do Imac, André Hassem, que participou da abertura do encontro, o conhecimento das ações é uma condição essencial para o aperfeiçoamento dos técnicos. “É de extrema importância obter recursos e ferramentas para dar mais agilidade nos processos de fiscalização, para inibir e combater os crimes ambientais”.

Serviço:

Curso: Capacitação em procedimentos administrativos e uso de geotecnologias para fiscalização ambiental
Data: 10 e 15 de fevereiro
Local: Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter