Governo realiza aula inaugural do Pré-Enem 2015

O Pré-Enem tem um público alvo de quase oito mil alunos em 21 escolas (Foto: Celis Fabrícia/SEE)
O Pré-Enem tem um público alvo de quase oito mil alunos em 21 escolas (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) iniciou neste sábado, 29, a programação do Pré-Enem 2015. A aula inaugural com os conteúdos de linguagem e matemática foi realizada simultaneamente em dois locais da capital: os auditórios da SEE e do Colégio Estadual Armando Nogueira (CEAN).

Os alunos das escolas Heloísa Mourão Marques, Instituto São José, Boa União, Alcimar Nunes Leitão e CEAN foram os primeiros a participar dos aulões. “Vai ajudar a dar uma revisada no conteúdo e tirar dúvidas que tenho com relação à linguagem”, destacou Gabriela de Souza Ferreira.

Brandão falou da importância dos alunos estarem preparados (Foto: Celis Fabrícia/SEE)
Brandão falou da importância dos alunos estarem preparados (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

A linguagem é fundamental para a compreensão de todas as questões do Enem. A partir da interpretação que se faz da linguagem verbal e não-verbal em todas as áreas do conhecimento o aluno terá melhor desempenho. Esse foi o conteúdo repassado pelo secretário de Educação, o professor Marco Brandão. “As questões do exame são multidisciplinares e todas têm como foco a leitura e compreensão de texto”, destacou.

Foi feita uma pesquisa dos principais conteúdos para a elaboração das aulas, que são preparatórias para o exame. “Trazemos dicas, motivação e as questões selecionadas que mais caem no Enem para levar nosso aluno a passar no Enem”, explicou Alessandro Nasserala, professor de matemática.

Na área de exatas, porcentagem, regra de três, proporção, conjuntos numéricos, geometria plana e geometria espacial foram os assuntos mais recorrentes nos últimos exames. “Já que a matemática conta 720 pontos, resolver essas questões, que parecem simples, mas são muito complicadas, vai ser uma ajuda bem legal,” pontuou José Lucas da Silva Campos, concluinte do ensino médio.

Diversas ações serão realizadas até outubro

Gabriela de Souza Ferreira se prepara para o Enem desde o ano passado (Foto: Celis Fabrícia/SEE)
Gabriela de Souza Ferreira se prepara para o Enem desde o ano passado (Foto: Celis Fabrícia/SEE)

O projeto tem como objetivo mobilizar os alunos de terceiro ano do ensino médio com aulas, vídeos motivacionais e divulgação nas diversas mídias, com dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio. A proposta é motivar, em parceria com as escolas, aproximadamente oito mil alunos de 3º ano em 21 escolas da rede estadual, com ênfase no conhecimento das competências e habilidades necessárias para prestar um bom exame.

Esse foi o primeiro dos encontros que serão realizados todos os sábados até o dia 17 de outubro, último fim de semana que antecede as provas do Enem, que serão aplicadas em todo o país nos dias 25 e 26 de outubro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter