Governo reafirma compromisso com produtores de milho em Epitaciolândia

À sombra das árvores, produtores e governo dialogam sobre a produção de milho na região de Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)
À sombra das árvores, produtores e governo dialogam sobre a produção de milho na região de Epitaciolândia (Foto: Leônidas Badaró)

A parceria entre produtores e o governo do Acre na região do Alto Acre tem proporcionado o crescimento da produção de milho entre os agricultores familiares.

Para que essa parceria se fortaleça cada vez mais, é extremamente importante o diálogo com a comunidade rural. Foi o que fez na sexta-feira, 9, em Epitaciolândia, o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques.

Reunido com dezenas de produtores familiares, o gestor teve a oportunidade de ouvir as experiências de sucesso da comunidade na produção do grão e os entraves que, com o auxílio do governo, podem ser resolvidos.

O produtor Joaquim Rezende, morador de uma propriedade rural no quilômetro 16 da BR-317, local escolhido para realização da reunião, é um bom exemplo do quanto é eficaz a parceria entre governo e o setor rural. Tendo iniciado o plantio de milho em apenas três hectares, hoje Joaquim já tem mais de 40 hectares plantados e uma produtividade que passa dos 130 sacos de milho por hectare.

Joaquim Rezende é um exemplo de sucesso na produção de milho no Alto Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Joaquim é um exemplo de sucesso na produção de milho no Alto Acre (Foto: Leônidas Badaró)

“É preciso entender que produtor e governo não conseguem fazer nada sozinhos. É preciso união para que a gente consiga produzir com qualidade. Agradeço o apoio que nossa comunidade tem recebido”, afirma Rezende.

O sucesso de Joaquim estimula que outros produtores familiares iniciem na atividade de cultivo do milho. Esse é o caso de Francisco Melo, que pretende iniciar com o plantio do grão em 10 hectares. “Estava precisando de uma reunião dessas para confirmar o quanto o governo está disposto a ajudar os produtores. Para quem está iniciando como eu, esse apoio é muito importante”, afirma.

Dia do Crédito na comunidade

Uma das principais reivindicações dos produtores de milho da região do Alto Acre é conseguir acessar o crédito agrícola, tanto para custeio como para financiamento, com mais facilidade.

Para resolver essa demanda, Lourival Marques garantiu a realização do Dia do Crédito na comunidade já na próxima semana.

“Na próxima quinta-feira, vamos trazer nossos técnicos e representantes dos bancos que fazem financiamento para agilizar o processo do crédito nessa comunidade. Esse aqui é um exemplo do sucesso quando produtores e governo dão as mãos na área da produção familiar”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter