Parceria

Governo quer retomar acordos de cooperação com o Sipam

Parceria com o órgão federal garante maior controle do Estado sobre real situação das queimadas e monitoramento meteorológico em tempo real

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, sinalizou na tarde desta terça-feira, 27, que pretende retomar os acordos de cooperação técnica com o Sistema de Proteção da Amazônia(Sipam). O órgão é responsável pelo monitoramento, planejamento e coordenação de ações do governo federal referentes a Amazônia Legal brasileira.

As parcerias entre o governo do Acre e Sipam estão suspensas desde 2017. Durante reunião com o gerente regional do Centro Regional de Porto Velho (Censipam), Roseval Serrado Leite, Cameli enfatizou que o trabalho executado pela instituição será fundamental para combater a devastação ilegal da Amazônia.

Governador Gladson Cameli defendeu retomada dos acordos de cooperação técnica com o Sipam Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Estamos enfrentando esta situação das queimadas e queremos que este assunto seja tratado com a seriedade que merece, muitos estão politizando esse tema e o que queremos é o apoio do Sipam para que tenhamos os verdadeiros dados e possamos agir de maneira eficaz e rígida para quem insiste em desmatar ilegalmente a floresta”, frisou o governador.

O Sipam possui 11 radares meteorológicos espalhados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima que realizam estudos sobre a climatologia, fazem previsões trimestrais e monitoram eventos meteorológicos severos de curto prazo (tempestades, tornados, vendavais, granizo e chuva intensa) e de longo prazo (enchentes, secas e estiagens prolongadas).

Outra função do Sistema de Proteção da Amazônia diz respeito ao monitoramento do desmatamento, corte seletivo, pistas de pouso clandestinas e garimpo na região amazônica por meio de modernos satélites em tempo real. “Fazemos uma ação diária de boletins meteorológicos e que o estado do Acre já utiliza, a questão de monitoramento e queimadas de corte raso de florestas, até mesmo no monitoramento de garimpos ilegais e ações para que a equipe de fiscalização possa atuar com mais eficiência”, destacou Leite.

Gerente regional do Censipam, Roseval Serrado Leite Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na oportunidade, foi discutida a possibilidade da implantação de um novo radar meteorológico na região de Rio Branco. Atualmente, o único equipamento instalado no Acre encontra-se em Cruzeiro do Sul e não atende com precisão todas as regiões do estado.

“Este radar pode aumentar a visibilidade e poder ter uma previsão antecipada tanto da parte de meteorologia, quanto da parte de comportamento dos rios”, explicou o gerente regional do Censipam.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar dos Santos, do diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, do subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, e do coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos.