Governo promove roda de conversa com mulheres indígenas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu nesta quarta-feira, 14, uma roda de conversa com mulheres indígenas do estado, tratando sobre as vivências da população e suas reivindicações, no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco.

O encontro reafirmou o compromisso do Estado com o protagonismo das mulheres originárias. Foto: José Caminha/Secom

A ação reafirma o compromisso do Estado com os povos indígenas e faz alusão ao 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, data significativa para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade. 

Ana Paula Lima, titular da SEASDHM, contextualizou a motivação do evento: “Todo dia devemos discutir e lembrar o protagonismo dos indígenas, principalmente das mulheres. Nós, gestores, temos que ter a sensibilidade de ouvir as requisições e prestar todo o apoio necessário”. Na oportunidade, a gestora apontou o papel articulador que a instituição presta na busca de promover os direitos de todos os indígenas e das mulheres. 

“Temos que trabalhar a autonomia financeira das mulheres, para que tenham maior independência”, ressaltou a secretária. Foto: José Caminha/Secom.

Nedina Yawanawá , representando a Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore), participou do evento e acrescenta: “Somos a resistência do nosso movimento e queremos ocupar espaços de decisão e de voz. Com muito diálogo e a nossa vivência, sabemos como melhorar e superar os desafios”.

“Nunca devemos fazer para, devemos fazer com”, ressalta Nedina Yawanawá, em favor da inclusão dos povos indígenas na proposição de políticas públicas. Foto: José Caminha/Secom

A agenda foi prestigiada por representantes da Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre (Fephac); das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (Sesacre), do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação, Cultura e Esportes (SEE); bem como da Fundação Elias Mansour (FEM); do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC); do Instituto Federal do Acre (Ifac); da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter