Governo promove encontro estadual sobre atendimento socioeducativo

Com o olhar voltado para o atendimento socioeducativo e a erradicação do trabalho infantil, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social, realiza nos dias 3 e 4 o Encontro Estadual de Apoio Técnico dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do Acre e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e a Audiência Pública sobre a relação SUAS e Sinase.

A solenidade de abertura realizou-se nesta quinta-feira, 3, no auditório do Palácio da Justiça e contou com a presença do Analista Técnico do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier, representantes da política da assistência social dos 22 municípios do Estado, bem como de integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD).

Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Claire Cameli Foto: Sérgio Ronney/Secom

A secretária de Estado, Claire Cameli, em sua fala destacou a importância deste evento para os adolescentes e as crianças do nosso estado.

“O meu desejo e do governo do Estado é que possamos fazer a verdadeira política de assistência no que tange o direito de todas as crianças, adolescentes e idosos. Que esse momento não tenha apenas encaminhamentos, mas verdadeiras ações para aqueles que necessitam”, ressaltou Claire Cameli.

Para o analista técnico do ministério da cidadania, Francisco Xavier, o objetivo do encontro foi de fortalecer e qualificar a oferta de serviços voltados para o acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto, que ocorre nos municípios e as ações de enfrentamento ao trabalho infantil através do PETI e seu redesenho no contexto nacional.

“Diversas ações, palestras, exercícios, trocas entre os municípios, responderemos a dúvidas, ouviremos o sistema de justiça, políticas intersetoriais nesses dois dias. E teremos uma grande articulação entre assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, promotoria judiciária, defensoria, para que possamos ter resultados mais qualificados a longo prazo”, explicou Francisco Xavier.

“Diversas ações, palestras, exercícios, trocas entre os municípios, responderemos a dúvidas, ouviremos o sistema de justiça, políticas intersetoriais nesses dois dias”, ressaltou Francisco Xavier Foto: Sérgio Roney/Secom

O encontro abordou temas como pesquisa nacional das medidas socioeducativas, roda de conversa sobre os instrumentos de orientação dos Serviços de Medidas Socioeducativas, elaboração do plano individual de atendimento, o programa de erradicação do trabalho infantil (caderno de orientação e fluxos de atendimento), contará ainda com a realização de audiência pública, na manhã do dia 4 com o foco na relação entre SUAS/Sinase.