Governo promove cirurgias de lábio leporino no Juruá

Com o objetivo de atender a demanda da regional do Juruá e garantir mais comodidade aos pacientes, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) encaminha, pela segunda vez, uma equipe multidisciplinar para realizar cirurgias e avaliações de lábio leporino.

O lábio leporino é de uma fissura que ocorre quando o tecido que faz os lábios ou palato não se juntam completamente durante a gestação e resulta em uma abertura na região superior da boca. Esta abertura pode ser pequena e atingir apenas os lábios ou maior e atingir até o céu da boca e o nariz.

Em abril deste ano, houve um mutirão com a presença de especialistas que realizaram avaliação ambulatorial no Juruá, e foi constatado a necessidade e encontrada as condições para a realização de 14 cirurgias na própria regional, sendo os pacientes, dois adultos, um adolescente e onze crianças, tendo quatro delas um ano de idade ou menos.

Para iniciar o atendimento dessa demanda, serão realizadas cinco cirurgias pela equipe multidisciplinar, composta por quatro profissionais que vão da capital acreana para Cruzeiro do Sul e lá receberão o auxílio dos técnicos e enfermeiros do Hospital do Juruá durante os procedimentos que serão feitos entre os dias 31 deste mêse 1 de agosto. Já na quarta-feira, 2, a equipe fará atendimento ambulatorial para novas avaliações cirúrgicas.

De acordo com o gerente-geral do complexo regulador, Vitor Hugo Panot, as cirurgias não tratam de questões estéticas, mas sim de qualidade vida. “Esses procedimentos cirúrgicos são importantes, pois melhoram a respiração, deglutição e a fala dos pacientes. A ideia é que a equipe venha para o Juruá até suprir toda a demanda da região.”.

O envio da equipe multidisciplinar reduz gastos para a Saúde do estado e para os usuários, que antes precisavam se locomover até Rio Branco a fim de realizar a avaliação e a cirurgia.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter