Governo prepara a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2019

Durante o mês de outubro, estados de todo o país participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) e Secretaria de Estado de Educação (SEE), prepara a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT), que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro deste ano, em Rio Branco, no Parque de Exposições.

Com o intuito de contribuir e fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no país, a SECT oferecerá diversas atividades para toda a sociedade. O evento incluirá um espaço de entretenimento para crianças, jovens e adultos, denominado Arena Interativa. Haverá exposições e apresentações de trabalhos e projetos técnicos científicos, Cine Ciência, minicursos, palco cultural, palestras, planetário, concurso de curtas, atividades lúdicas de cosplay, além de um espaço interativo de robótica educacional.

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia acontecerá durante os dias 30 e 31 de outubro, no Parque de Exposições.

Este ano, o evento tomou proporções maiores com a inclusão da Mostra Viver Ciência dentro da Semana. Com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, terá como novidade para edição de 2019 um espaço sobre realidade virtual, cujo objetivo é impulsionar o ecoturismo acreano, através da imersão em áreas de preservação ambiental; e a exposição “Mulheres na Ciência”, que utiliza como tecnologia a projeção mapeada a fim de expor a participação das mulheres em todas as vertentes da ciência.

Programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2019.

Professores e alunos da educação básica, tanto da rede privada quanto da pública, já inscreveram trabalhos para serem apresentados na SECT. Acadêmicos e docentes do ensino superior também apresentarão atividades durante o evento. As inscrições para quem pretendia apresentar suas produções no evento já foram encerradas.

Além do público da capital, é esperado a presença de alunos de outros municípios do Baixo Acre, como Bujari e Senador Guiomard, e um grupo de alunos vindos do Peru. No período de 18 a 22 de novembro, acontecerá ainda uma edição do evento no Vale do Juruá, que contemplará os municípios de Mâncio Lima (dia 18), Rodrigues Alves (dia 20) e Cruzeiro do Sul (dias 21 e 22).

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. É realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais e seus veículos de fomento à cultura e tecnologia, juntamente com instituições de ensino e pesquisa. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, promovendo eventos que incluam todas os órgãos governamentais e não-governamentais a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, popularizar e divulgar trabalhos na ciência tecnológica, biológica e até política.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter