investimento

Governo perfura 13º poço do programa Água para Todos

O Água para Todos, projeto que visa solucionar o problema de abastecimento de água na região do Juruá, segue sendo executado pelo governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). Nesta quinta-feira, 31, Cruzeiro do Sul foi contemplada com o início da perfuração do 13º poço artesiano, de um total de 20 previstos pelo programa.

Dos 20 poços previstos, o Água para Todos já perfurou 13 na região do Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom

Localizado no bairro João Alves e com vazão de 80 mil metros cúbicos por hora, o poço amplia em 20% a capacidade de abastecimento da estação de tratamento de água (ETA) do município e gera ao Estado uma economia de R$ 2 milhões, aplicados para tratar o líquido que hoje abastece 80% dos cruzeirenses.

“O governo entende que água é vida. Esse é um importante investimento na saúde da população, que beneficia diretamente mais de 40 mil pessoas. O Juruá tem um considerável potencial hídrico e transformamos isso em benefício à população mais necessitada”, pontua José Braz Pedrosa, coordenador local do Saneacre.

Com o novo poço, a ETA de Cruzeiro do Sul amplia em 20% sua capacidade de abastecimento. Foto: Marcos Santos/Secom

O caminhão perfuratriz garante a logística do trabalhado das equipes. Além de celeridade, o equipamento, que foi recuperado após 20 anos de abandono, tem sido fundamental para o sucesso do programa.

Perfuratriz garante celeridade, economia do erário público e é o grande responsável pelo sucesso do programa. Foto: Marcos Santos/Secom

Até o fim deste ano, o projeto pretende levar água potável para residências de 120 mil famílias da região.

O 12⁰ poço perfurado

Quem reside nas regiões isoladas de Cruzeiro do Sul também tem sido beneficiado com o programa de abastecimento. Desta vez, a comunidade Moura Piranga, situada às margens da rodovia AC-405, recebeu o 12º poço do Água para Todos. Com isso, água limpa e de boa qualidade já beneficia os moradores do local, que não são interligados à rede de abastecimento.

Registro do poço perfurado na comunidade Moura Piranga, zona rural de Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

De acordo com o Saneacre, após a realização de estudos, os municípios de Tarauacá, Mâncio Lima e Rodrigues Alves também serão contemplados com a ação.