Governo participa de sessão solene em defesa de autistas no Bujari

O governo do Acre, por meio do seu Departamento de Justiça e Direitos Humanos, participou nesta segunda-feira, 22, de um evento organizado pela Câmara de Vereadores do Bujari em defesa da pessoa autista.

Durante o encontro, foram encaminhados aos vereadores do Bujari os projetos que criam a lei municipal de proteção à pessoa com TEA (Foto: cedida)

Participaram do evento membros da Associação Família Azul do Acre (Afac) e da Associação do Ministério Público do Estado do Acre (Ampac), além de secretários e conselheiros municipais, educadores, familiares e crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante o encontro, foram encaminhados aos vereadores do Bujari os projetos que criam a lei municipal de proteção à pessoa com TEA, além de uma carteira municipal de identificação.

O município do Bujari tem mais de 10 mil moradores, assim, pelo percentual de 2% da população mundial com autismo, ou pelo nascimento de um autista a cada 65 pessoas, o município teria entre 156 a 202 autistas, a maioria ainda sem diagnóstico.

O chefe do Departamento de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Sângelo Rossano, destacou ainda que este apoio faz parte da nova política do governador Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli de valorização dos direitos humanos e proteção das pessoas no estado.

O que é autismo?

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter