Governo leva cidadania, saúde e lazer a centenas de moradores no bairro Cobal, em Cruzeiro do Sul

Um grande movimento de cidadania e inclusão social marcou esta sexta-feira, 4, na Escola Maria Lima de Souza, no bairro Cobal, em Cruzeiro do Sul. A comunidade recebeu mais uma edição do Juntos Pelo Acre, o maior programa social do governo do Estado, que levou dignidade, serviços essenciais e momentos de lazer para centenas de famílias.

Edição do Juntos Pelo Acre foi realizada na Escola Maria Lima. Foto: Daniel Vilhamor/SEASDH

Coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e liderada pela vice-governadora e secretária da pasta, Mailza Assis, a ação reuniu moradores de diferentes bairros, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso a serviços de saúde, documentação civil, assistência social e atividades culturais.

Juntos Pelo Acre atendeu centenas de pessoas com serviços de saúde e cidadania. Ingrid Kelly/Secom

“A Secretaria não poderia estar em mãos melhores. A Mailza abraçou a assistência social desde sua atuação no Senado e, agora, como vice-governadora, continua priorizando quem mais precisa. O Juntos Pelo Acre leva dignidade, respeito e garantia de direitos diretamente aos bairros”, destacou a secretária-adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos.

Acesso gratuito a serviços

Durante o evento, foram distribuídos 2 mil kits do projeto Vestuário Social, um dos carros-chefe da ação, além de atendimentos com médicos especialistas, testes rápidos, vacinação, atendimento odontológico e emissão gratuita da segunda via de registro civil, um serviço muito procurado pela população.

“O Juntos Pelo Acre tem ajudado a combater o sub-registro, um problema grave, garantindo que mais pessoas tenham acesso à documentação básica, fundamental para o exercício pleno da cidadania”, explicou Cézar Pinho, chefe da Divisão de Promoção de Registro Civil da SEASDH.

Dona Nadir da Silva, de 82 anos, foi em busca de atendimento médico. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

Moradora do bairro Várzea, Nadir da Silva, de 82 anos, aproveitou a ação para buscar atendimento médico. “Tenho coração crescido, pressão alta e sempre sinto falta de ar. É uma ação muito positiva para nós”, contou.

Graça Félix levou a mãe, Maria da Conceição, de 82. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

Outra beneficiada foi Graça Félix dos Santos, de 60 anos, que levou sua mãe, Maria da Conceição, de 82, para mostrar exames médicos aos profissionais presentes. “Aqui a gente teve a chance de mostrar para o médico e buscar orientação”, afirmou.

Espaço de recreação foi montado para as crianças. Foto: Ingrid Kelly/Secom

As crianças também tiveram um espaço especial com atividades recreativas e culturais, enquanto adolescentes do Centro Social Missão Família animaram o ambiente com apresentações musicais.

Semulher levou o Ônibus Lilás e orientações sobre a campanha de combate à violência doméstica e feminicídio. Foto: Franklin Lima/Semulher

A Secretaria de Estado da Mulher (Semuher) também esteve presente com o Ônibus Lilás, oferecendo atendimento psicológico, assistência social e informações sobre combate à violência doméstica. “Estamos aqui para apoiar, ouvir e orientar as mulheres, divulgando canais de denúncia como o 180 e o 190. Nenhuma mulher está sozinha”, frisou a psicóloga Mohana Montenegro.

População também teve acesso a atendimentos médicos. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O evento contou ainda com a presença do coordenador político do Juntos pelo Acre, Tadeu de Oliveira Braga, do deputado estadual Clodoaldo Rodrigues, a secretária da Semulher, Márdhia El Shawwa, além de representantes da Casa Civil, da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Mais cidadania para o Juruá

As ações do Juntos Pelo Acre continuam no fim de semana. Neste sábado, 5, o projeto Vestuário Social continua na Escola Brás de Aguiar, no Centro de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça do Acre.

Escola Maria Lima recebeu ação do Juntos Pelo Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

No domingo, 6, um grande mutirão de serviços será realizado na Escola Estadual Olavo Bilac, na comunidade Santa Luzia, das 8h às 16h. A programação inclui torneio de futebol, atividades culturais, atendimentos médicos e emissão de registro civil, garantindo cidadania também para moradores da zona rural.

Vestuário Social é um dos serviços mais buscados na ação. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com apoio de diversas instituições parceiras, o Juntos Pelo Acre segue transformando vidas e reafirmando o compromisso do governo do Acre de garantir que os serviços públicos cheguem a quem mais precisa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress