Governo lança projeto Demolindo o Passado e Construindo o Novo Acre

Inicialmente serão beneficiados 20 apenados que estarão trabalhando na demolição das casas (Foto: Val Fernandes/Secom)
Inicialmente serão beneficiados 20 apenados que estarão trabalhando na demolição das casas (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo assinou nesta sexta-feira, 18, o termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Habitação do Acre (Sehab) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), que irá permitir a utilização de mão de obra de apenados que estão no regime semiaberto para trabalhar na demolição de unidades habitacionais de famílias que foram encaminhadas para a Cidade do Povo. A iniciativa vai gerar uma economia mensal de R$ 180 mil.

O projeto Demolindo o Passado e Construindo o Novo Acre contará inicialmente com a participação de 20 detentos. Cada três dias trabalhados diminui um dia da pena. David Pires, ex-detento, fez questão de falar na assinatura do termo e agradecer pela oportunidade.

“Esse projeto é uma grande oportunidade, uma coisa muito boa, e agradeço a Deus e aos nossos amigos que estão nos ajudando. O meu passado eu já enterrei, agora é construir uma nova vida” disse.

O secretário de Habitação, Jamyl Asfury, um dos idealizadores do projeto falou da importância da parceria. O projeto tem apoio do 7º BEC que irá conceder os equipamentos para demolição das residências em alvenaria – as de madeira serão demolidas manualmente.

“Essa parceria mostra que na crise precisamos de união para superar, e gerar mais vida. Teremos ainda a entrega de mais 1.066 casas e eles irão nos ajudar na demolição”, falou Asfury.

Para o diretor do Iapen, Martin Hessel, o projeto fortalece o trabalho de ressocialização. “Esse é o viés que o governador tem pedido para gente trabalhar forte, com a ressocialização dando oportunidade a essas pessoas, que estavam atrás das grades possam reiniciar suas vidas. E o fato delas estarem aqui já prova que elas querem mudar”, disse.

A vice-governadora Nazareth Araújo ressaltou o compromisso do governo em garantir novas oportunidades. “A remissão de pena é um direito do preso, e um dever nosso enquanto Estado. É a superação, num momento de crise nós termos o alcance de políticas públicas, dando oportunidade a essas pessoas de inserção no mercado de trabalho. Eles estão sendo capacitados para quando saírem do sistema prisional, terem oportunidade real de emprego, ” finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter