Governo lança pesquisa para ouvir servidores públicos

Servidores de todo o estado estão sendo convidados a responder uma pesquisa sobre seu dia a dia de trabalho. O objetivo é entender vários fatores relacionados ao engajamento de servidores públicos, tais quais as condições de trabalho, ambiente, tarefas executadas, relacionamento com pares e líderes, saúde emocional, entre outras dimensões. A pesquisa servirá como base para o planejamento de ações direcionadas para o servidor público na área de gestão de pessoas.

“Considerando que parte dos servidores públicos está atualmente em trabalho remoto, que essa modalidade tem possibilidades de permanecer de alguma maneira pós-pandemia e que essa dinâmica impacta os pontos que pretendemos analisar, dedicamos um espaço da pesquisa exclusivo para quem está em teletrabalho agregando ainda mais nossa análise”, disse Thais Gargantini Cardarelli, diretora da Kayma Brasil e colaboradora externa do Center for Advanced Hindsight.

Servidores de todo o estado estão convidados a responder uma pesquisa sobre seu dia a dia de trabalho Foto: Pedro Devani/Secom

A pesquisa já teve participação de mais de 30 mil servidores federais e apoiou a revisão de políticas públicas que afetaram os 600 mil colaboradores da federação. Nesse momento, servidores de todos os estados do Brasil terão a oportunidade de serem ouvidos contribuindo com ações de Gestão de Pessoas que irão impactar seu dia a dia.

O lançamento da pesquisa está sendo feito pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Para participar basta acessar o endereço http://seplag.acre.gov.br/pesquisa-duke/.

A pesquisa faz parte de um estudo conduzido mundialmente pelo Center for Advanced Hindsight (CAH) da Duke University, nos Estados Unidos, em conjunto com a Harvard Business School e a Kayma, e é liderada por Dan Ariely, professor de psicologia e economia comportamental norte-americano, um dos principais especialistas do mundo na área.

O objetivo do estudo será apurar dados comportamentais para comparar com pesquisas internacionais, já que, além do Brasil, EUA, Canadá, Israel e Reino Unido participaram da pesquisa. A expectativa dos gestores é de que as pessoas participem voluntariamente do processo de avaliação, que deve se estender até 15 de dezembro.

“O objetivo do governo é avaliar o uso de ferramentas de trabalho dos servidores e obter um panorama da administração pública e do dia a dia do servidor”, afirmou Mirla Miranda, porta-voz do governo do Estado do Acre. “A participação é voluntária e serão garantidos o anonimato e a confidencialidade das informações fornecidas”, disse.

Segundo a porta-voz, a expectativa é que pelo menos 30 mil servidores participem da pesquisa no setor público. O estudo buscará identificar as melhores práticas no trabalho e adotá-las em ações na Gestão de Pessoas do Estado. “O estudo liderado pela A Duke University (EUA), uma instituição que está entre as 20 melhores do mundo, vai enriquecer nossas bases de dados e ajudar nos avanços das melhores práticas para o trabalho dentro do funcionalismo público, um forte desejo do governador Gladson Cameli”, finaliza Mirla Miranda.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter