Na Expoacre

Governo lança iniciativa para geração de energia alternativa em comunidades rurais

A proposta é fazer com que pequenas propriedades rurais mais isoladas possam ter o biomotor e sistemas de energia solar combinados até mesmo com o programa Luz Para Todos (Foto: Angela Peres/Secom)

Num evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) na Expoacre 2017, na noite desta segunda-feira, 24, o governo do Estado lançou uma iniciativa para geração de energia alternativa que pretende chegar a famílias produtoras rurais, principalmente em regiões mais isoladas do estado.

Segundo o titular da pasta Sibá Machado, o sistema de motores a biogás já é conhecido no mundo inteiro. A proposta é fazer com que pequenas propriedades rurais mais isoladas possam ter o biomotor e sistemas de energia solar combinados até mesmo com o programa Luz Para Todos.

“Isso é independência energética para o pequeno produtor rural, além da geração de produção de pelo menos um hectare de irrigação. Esse é um caminho muito bom para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, conta Sibá Machado.

Na feira, foi apresentada a experiência de Roseno Magalhães, produtor de Cruzeiro do Sul que desenvolveu seu próprio motor biodigestor por iniciativa própria, com a ajuda da Embrapa, usando a captação de metano.

“Precisava fazer uma horta, comprei duas vacas e amarrava-as no quintal dos vizinhos. Fui na Embrapa e pedi apoio para criar um motor biodigestor para ter mais energia na propriedade e usei um modelo implantado no Nordeste brasileiro. Eu não inventei nada. Eu só adaptei à minha região e condição financeira. Só isso. E meu sonho é que isso chegue no colono, na ponta do ramal, na vida de quem precisa”, conta o animado produtor.