referência

Governo investe em melhorias de infraestrutura e atendimento na Maternidade Bárbara Heliodora

A área da saúde é essencial para o bem-estar da população. É o setor que acompanha e presta assistência aos cidadãos desde a infância até a fase adulta. E por causa disso, a Maternidade Bárbara Heliodora (MBH), em Rio Branco, é referência no estado em acolhimento e acompanhamento de grávidas.

Assim, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), desde o início da gestão Cameli tem se empenhado em aprimorar a maternidade e acolher a maior quantidade possível de grávidas na unidade.

O governo do Acre é um importante parceiro da maternidade nas ações de reforma da unidade. Foto: Odair Leal/Secom.

Milena Dias, gerente administrativa do Sistema de Assistência à Mulher e à Criança (SASMC) da maternidade, explica que o governo é um importante parceiro e presta assistência às demandas.

“Iniciamos a reforma da nossa brinquedoteca e estamos também fortalecendo as atividades do banco de leite materno da maternidade. A Sesacre já está também nos ajudando a fazer a revitalização do nosso centro cirúrgico, temos três centros mas apenas dois funcionam, por problemas estruturais que a Secretaria já está resolvendo, inclusive ajudando na renovação do mobiliário dessa divisão”, relata.

Laura Pontes e Milena Dias reforçam que a gestão Cameli tem um olhar humanizado para os atendimentos feitos na Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: Odair Leal/Secom.

Dois importantes serviços prestados às grávidas, recém-nascidos e familiares na maternidade são o Banco de Leite Materno, que supre os bebês que por algum motivo não podem ser amamentados pela mãe, e o Método Canguru, que é um modelo humanizado de assistência aos recém-nascidos prematuros, para que tenham contato com os pais.

“O governador Gladson Cameli tem uma visão diferenciada sobre a maternidade, deu total credibilidade à Maternidade Bárbara Heliodora na prestação de serviços à população, e também no nosso atendimento humanizado, que visa ter esse acolhimento mais aprimorado da mulher e da criança atendidas em nossa unidade”, conta Laura Pontes, gerente-geral do SASMC.

Parceria

O governo tem auxiliado a Maternidade tanto na reestruturação do espaço físico, como também no investimento na equipe técnica, médicos e enfermeiros.

“O governo, em parceria com o Ministério da Saúde, nos ajuda bastante, fornecendo novos equipamentos e medicações. Tem sido de grande ajuda esse investimento aqui na maternidade”, diz o enfermeiro, Jalles Mesquita.

Enfermeiros e médicos fazem a conferência dos prontuários e medicamentos. Foto: Odair Leal/Secom.

Atendimento

Sulemi Miranda, de 45 anos, que foi ver o nascimento da netinha, destaca: “Minha filha foi muito bem atendida, toda a equipe foi prestativa, e é importante esse serviço da maternidade de atendimento”.

A Maternidade Bárbara Heliodora é a referência em atendimento às grávidas no Estado do Acre, e conta com 68 leitos em caso de internação, sendo que 12 são leitos covid, onde são internadas as grávidas positivas para a doença e que apresentam intercorrências obstétricas.