Governo investe em capacitação na zona rural

Vinte turmas recebem cursos de avicultura, horticultura orgânica, sistemas agroflorestais e processamento de derivados de leite

dsc_0025.jpg
dsc_002945645606.jpg

O governo do Estado está investindo na capacitação de moradores na zona rural de Cruzeiro do Sul, através do trabalho do Centro de Formação e Tecnologia (Foto: Onofre Brito)

O governo do Estado está  investindo na capacitação de moradores na zona rural de Cruzeiro do Sul, através do trabalho do Centro de Formação e Tecnologia (Ceflora), uma das escolas do Instituto Dom Moacyr. Um total de 20 turmas de agricultores de vários ramais estão participando de uma série de cursos oferecidos através do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ),  parte integrante do Plano Nacional de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que procura atender demandas emergenciais, estruturantes ou setoriais de qualificação.

Segundo Evilásio Lima dos Santos, gerente do Ceflora em Cruzeiro do Sul, dez turmas recebem cursos de Horticultura Orgânica e Sistemas Agroflorestais (SAFs); seis turmas têm cursos de Roçados Sustentáveis e Avicultura e quatro turmas tem cursos de Processamento de Derivados de Leite. O material utilizado é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que tem larga experiência na área.

Na comunidade São José estão sendo realizados os cursos de horticultura orgânica e SAFs. Interessante é que o professor, Sebastião Silva de Menezes, é formado pelo próprio Ceflora em curso realizado através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comunidade recebeu nesta semana a visita de equipe da Fundação Roberto Marinho, que, em vias de iniciar um projeto de educação para o manejo florestal na Amazônia, veio ao Estado conhecer as iniciativas acreanas na área.

A agricultora Maria Edna Vale da Silva, da comunidade São José, participa dos cursos de agricultura orgânica e SAFs. Ela conta que em sua propriedade são cultivados milho, feijão, arroz e mandioca, produção que é comercializada em Cruzeiro do Sul. Seu interesse atual é entrar no ramo da horticultura, na qual já tem alguma experiência no cultivo de pimenta de cheiro. “Minha expectativa é diversificar a produção e os cursos estão me mostrando o que não sei. Estou muito satisfeita com este apoio do governo”. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes de emenda do deputado federal Henrique Afonso.