Governo intensifica combate ao desmatamento e incêndios florestais no Acre

será mais rigoroso em crimes contra o meio ambiente (Foto: )
Governo será mais rigoroso em crimes contra o meio ambiente (Foto: Cedida Ciopaer)

“Não há como o governo não ficar sabendo quando um produtor desmatar ou queimar”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Carlos Edegard de Deus, em reunião com o governador Tião Viana e o diretor do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Paulo Viana. O encontro se deu nesta sexta-feira, 8, quando foram tratados detalhes sobre a intensificação da ação do Estado no combate ao desmatamento e queimadas florestais no Acre.

Mesmo com o agravante da seca deste ano, que dá indícios de que será a maior da história, o governo já tem dado sinais de que será mais rigoroso em crimes contra o meio ambiente. A fiscalização a cargo do Imac tomará maiores proporções em conjunto com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

 Tião Viana se reuniu com gestores do Imac e Sema para reforçar o combate aos crimes ambientais (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana se reuniu com gestores do Imac e Sema para reforçar o combate aos crimes ambientais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Estamos desde abril com as equipes de fiscalização. Se porventura detectarmos e confirmamos os crimes ambientais, as propriedades sofrerão seus autos de infração, os proprietários serão penalizados, as áreas serão embargadas e a até medidas extremas como abertura de processo criminal serão feitas”, explica Paulo Viana.

Para a fiscalização e combate serão utilizados avião, helicóptero, equipes em campo e imagens via satélite atualizadas diariamente. O Imac contará ainda com o apoio da Sema, Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O secretário Carlos Edgard reforça que há anos o governo tem apresentado técnicas inovadoras e incentivos para que os produtores não precisem mais utilizar dessas práticas. “Não é apenas porque entramos num drástico período de seca, nós queremos simplesmente zerar o desmatamento no Acre. O governo tem dado novas oportunidades para os produtores e já temos áreas abertas o suficiente no estado para a produção rural”, conta.