Governo inicia treinamento de assistência técnica para fomentar produção familiar

Os técnicos deverão levar o aprimoramento na produção para mais de 3600 famílias (Foto: cedida)

Com um investimento de mais de R$ 4 milhões, o governo do Estado está fomentando a produção familiar por meio de assistência técnica e extensão rural. Em uma ação realizada pela Secretaria de Extensão Florestal e Produção Familiar (Seaprof), os técnicos irão trabalhar cadeias produtivas prioritárias, beneficiando mais de 3.600 famílias.

“O governo terá a missão de acompanhar a implementação de 29 Planos de Gestão das cadeias da seringa, castanha, fruticultura, suinocultura e bacia leiteira. Assim, as famílias beneficiadas terão aprimoramento para ofertar produtos agroflorestais para o mercado local e atender as demandas das indústrias”, explica João Thaumaturgo Neto, titular da Seaprof. A Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater) também irá atuar nesse programa.

Nesta segunda-feira, 19, teve início, na Universidade Federal do Acre (Ufac), o treinamento dos técnicos que irão a campo. O trabalho de assistência técnica faz parte do programa de governo para fortalecimento da produção familiar acreana, garantindo renda para as famílias e sustentabilidade agroflorestal, desde a criação de gado até a coleta de castanha.

As metas a serem alcançadas por meio dessa iniciativa é a recuperação de mais de dois mil hectares com espécies de frutíferas e florestais em Sistemas Agroflorestais (SAF); manejo sustentável da seringa, castanha, murmuru e açaí e implementação de novas tecnologias para a pecuária leiteira e criação de suíno.

Desde o início de sua gestão, o governador Tião Viana tem adotado a agricultura familiar com uma de suas prioridades para a geração de renda no estado, havendo um investimento que chegará a mais de R$ 600 milhões até o fim deste ano. Aliando a produção sustentável com o mercado local e a industrialização, garantindo assim um círculo de cadeia produtiva que envolve as famílias produtoras, grupos empresariais e cooperativas.

O deputado estadual Lourival Marques, que esteve presente no início do treinamento desta segunda-feira, reafirma a importância que o governo do Estado dá para essa parte da economia acreana. “Esse momento de hoje, podemos dizer que é a cereja do bolo para que esse programa de governo se torne um sucesso. Pois se não tiver uma assistência técnica com responsabilidade e com acompanhamento direto às famílias, não teremos o sucesso. Acredito, que agora o governo conseguiu que o projeto se torne completo”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter