Governo inicia Programa de Desenvolvimento da Piscicultura em Capixaba

Com 1.180 açudes construídos em 2011, o Programa de Piscicultura desenvolvido pelo Governo do Acre, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), chega agora a Capixaba. A construção de açudes para a criação de peixes começou nesta quarta-feira, 21, no Projeto de Assentamento Alcoobras, e o início das atividades foi acompanhada de perto pelos produtores da região.

O secretário da Seaprof, Lourival Marques, explicou aos produtores que os açudes destinam-se ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica (Gleilson Miranda/Secom)

O secretário da Seaprof, Lourival Marques, explicou aos produtores que os açudes destinam-se ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica (Gleilson Miranda/Secom)

O secretário da Seaprof, Lourival Marques, explicou aos produtores que os açudes destinam-se ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica. “Além da construção, o governo disponibiliza assistência técnica”, afirmou lembrando que o governo do Estado está investindo também na construção de um complexo industrial que consolidará a cadeia produtiva do pescado.

Lourival Marques também fez questão de frisar que hoje o governo do Estado não tem apenas o Programa de Piscicultura para Capixaba, mas que diversas políticas públicas já estão sendo acessadas pelos produtores familiares, como o Programa de Aquisição de Alimentos, que em 2011 atendeu 70 produtores e pagou quase R$ 218 mil, com uma média de R$ 3.104 por produtor. A mecanização agrícola também chegou ao município em 2011 com 700 hectares de área para fortalecimento da produção agrícola.

Com 1.180 açudes construídos em 2011, o Programa de Piscicultura desenvolvido pelo Governo do Acre chega ao município de Capixaba (Gleilson Miranda/Secom)
Com 1.180 açudes construídos em 2011, o Programa de Piscicultura desenvolvido pelo Governo do Acre chega ao município de Capixaba (Gleilson Miranda/Secom)

Com 1.180 açudes construídos em 2011, o Programa de Piscicultura desenvolvido pelo governo do Acre chega a Capixaba (Gleilson Miranda/Secom)

Já o coordenador estadual do programa, Wallace Batista, informou que, apesar o período de chuvas intensas, as atividades de construção de açudes não foram paralisadas. Somente em 2012 foram construídos cerca de 80 açudes. A expectativa é construir cerca de dois mil açudes até dezembro e chegar aos municípios mais isolados do Estado. Atualmente o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura já está acontecendo em 16 municípios.

Produtores satisfeitos

“Hoje o governo vem até o produtor. Isso é mais alimento e também mais renda para a gente”, disse o produtor Idelbrando Pereira, da Associação Joia Rara, localizada no Ramal da Reserva Alcoobras, ao secretário Lourival Marques. Como representante de associação, Idelbrando garante inclusive o apoio da entidade para aqueles que tiverem dificuldades para adquirir óleo diesel e canos, contrapartida do produtor rural que for inserido no Programa de Desenvolvimento da Piscicultura.

Para Capixaba está prevista a construção de 100 açudes este ano. A notícia deixou o produtor João Lima de Oliveira, proprietário da Colônia São João, otimista. “Este açude veio no momento certo. Sempre tentei criar peixe, mas sempre tive dificuldades porque as condições eram pequenas. Agora vou poder criar peixe e de maneira adequada”, comemorou.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter