Compromisso ambiental

Governo inicia força-tarefa contra desmatamentos e queimadas em 2018

Em reunião na Casa Civil na manhã desta quinta-feira, 19, o governo do Estado iniciou, de forma preliminar, a criação da força-tarefa contra desmatamentos e queimadas, unindo Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e diversos órgãos estaduais e municipais.

Reunião preliminar da força-tarefa vai culminar nos lançamentos dos planos de combate em maio (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Todos os anos, cerca de 40 instituições coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) unem forças durante o período de seca no Acre para um importante trabalho de combate às queimadas e ao desmatamento.

Com o Acre assumindo o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2020, este ano o governo prepara uma forte ação com campanhas educativas e o lançamento em maio dos Planos de Gestão de Riscos Ambientais e de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais.

“Estamos entrando no período mais crítico a partir de maio e os órgãos já estão se movimentando. O governador Tião Viana nos determinou que já nos adiantássemos e hoje foi nossa primeira reunião, interagindo órgãos federais, estaduais e da capital, para que a gente possa combater o desmatamento e queimadas, valorizando aquilo que temos de destaque, que é a produção sustentável”, conta o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus.

Só de 2004 a 2017, a taxa de desmatamento ilegal no Acre reduziu 66% por meio das políticas públicas do governo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a redução no Acre, de agosto de 2016 a julho de 2017, foi de 34%. O levantamento faz uma comparação com o período anterior: 2015/2016.