Policiamento ostensivo

Governo inicia 2018 fortalecendo a Polícia Militar com 20 novas motocicletas

O agrupamento começa o policiamento já em cinco bairros nesta segunda-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado iniciou o ano de 2018 mantendo a intensidade nas ações de segurança. Nesta segunda-feira, 1, o governador Tião Viana e sua equipe do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) realizaram a entrega de 20 novas motocicletas para a Polícia Militar.

“É uma estratégia forte de presença, de agilidade e mobilidade para redução da criminalidade, construindo uma cultura de paz”, disse o governador durante a solenidade.

Esses novos equipamentos fazem parte de uma primeira etapa para o fortalecimento do Grupamento de Intervenções Rápidas e Ostensivas (Giro) da PMAC, que chegará a 100 motocicletas este ano.

Tião Viana explica que as novas unidades se somam às dez motocicletas já em atividade, totalizando uma nova unidade de policiamento, com estratégias específicas. “Essa é uma etapa nova, com 30 motos que começam a agir hoje, em ação integrada em cinco bairros, com presença e técnica de bons pilotos. Nós alcançaremos mais 100 motocicletas este ano, consolidando uma nova unidade de policiamento móvel”, afirmou o governador.

Reforço em 2018

Seguindo a intensa ação de segurança nos últimos dois meses, o ano de 2018 já tem algumas iniciativas sendo planejadas. “Este ano, estamos contando ainda com a entrada de 500 novos policiais civis e militares – em breve começarão o curso na academia. Também estamos fazendo um remanejamento de policiais que estavam em áreas de reserva e em instituições, para que possam somar numa ação ostensiva de rua”, disse o governador.

O governo do estado anunciou na última semana o balanço que mostra uma tendência de queda no número de homicídios no último mês. Em dezembro de 2017 foram 35 homicídios, menor do que os 48 em novembro do mesmo ano e os 70 durante dezembro de 2016.

Participaram da solenidade os secretários de Segurança do Estado Emylson Farias e de Polícia Civil Carlos Flávio, junto com os comandantes da Polícia Militar, coronel Júlio César, e do Corpo de Bombeiros, Carlos Batista.