Governo informa ao MS que maternidade registra redução de óbitos

A visita da equipe do Ministério da Saúde foi concluída com uma reunião realizada na Sesacre (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)
A visita da equipe do Ministério da Saúde foi concluída com uma reunião realizada na Sesacre (Foto: Raylanderson Frota/Sesacre)

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram durante esta quinta-feira, 14, realizando visita técnica à Maternidade Bárbara Heliodora (MBH).

A equipe foi recebida pelos gestores da unidade, o secretário de Saúde do Estado, Gemil de Abreu Júnior, e pela gerente da Divisão da Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Priscylla Aguiar.

Priscylla Aguiar explicou que a equipe veio ao Acre para averiguar as causas de óbitos registrados na maternidade de Rio Branco. “Durante a visita nós apresentamos os dados de óbitos, proporcionalmente, ocorridos na Maternidade. De acordo com os números de bebês nascidos vivos, comprovamos que registramos uma redução nos casos de 2013 para cá”, contou a gerente.

A gerente da Divisão da Saúde da Criança revelou ainda que a redução se mantém neste primeiro quadrimestre de 2016. “Nós mostramos também que o ambiente da maternidade foi melhorado com o novo ambiente para parto, assegurando que estamos investindo os recursos que são encaminhados pelo Ministério da Saúde”, comentou.

A visita da equipe do Ministério da Saúde foi concluída com uma reunião, realizada no gabinete do secretário Gemil de Abreu Júnior.

“Essa visita foi muito proveitosa. Podemos mostrar os serviços que prestamos a nossa população. Destacamos os investimentos que o governador Tião Viana fez em infraestrutura, mas também os investimentos na qualificação dos nossos servidores, no quadro clínico da Maternidade. Lembrando que esta é a única unidade que atende gestantes de alto risco”, frisou Gemil de Abreu Júnior.