Governo, Incra e Funasa firmam acordo para investimentos em saneamento em áreas rurais isoladas

O governador Tião Viana participou nesta quarta-feira, 5, de uma reunião com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Taumaturgo Neto, a superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Renata Souza, e o diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César Pinto, para definir ações de investimentos em obras de saneamento em comunidades rurais isoladas.

O governador Tião Viana participou nesta quarta-feira, 5, de uma reunião com o Incra, Funasa e Depasa para definir ações de investimentos em obras de saneamento em comunidades rurais isoladas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana participou nesta quarta-feira, 5, de uma reunião com o Incra, Funasa e Depasa para definir ações de investimentos em obras de saneamento em comunidades rurais isoladas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Thaumaturgo Neto explicou que se trata de um projeto para tratamento de água e efluentes de projetos de assentamento do Incra. “O projeto deve beneficiar mais de 2 mil pessoas que vivem em assentamentos de Bujari, Xapuri e Sena Madureira”, disse o superintendente do Incra.

Para isso, deverão ser investidos R$ 6,6 milhões, e, de acordo com Thaumaturgo Neto, o governador assegurou que vai buscar apoio para captar esses recursos. “Esse projeto vai levar qualidade de vidas aos projetos de assentamentos. Essa é uma das propostas da presidente Dilma e que o governador Tião Viana tem batalhado para que se concretize no Acre”, observou Thaumaturgo Neto.

Gildo César lembrou que a participação da Funasa nessa parceria tem sido muito importante para a concretização de projetos dessa magnitude. O diretor-presidente do Depasa ressaltou que isso é apenas o início das ações integradas entre Incra, Funasa e governo do Estado para ampliar a rede de saneamento de sistemas isolados.

“Podemos garantir que já estão licitados os sistemas individuais de saneamento para Xapuri, Assis Brasil, Brasileia e Capixaba. São mais de R$ 7 milhões assegurados pela Funasa”, disse Gildo César.

O diretor do Depasa frisou que esse investimento em saneamento nas áreas rurais que está sendo promovido pelo governo do Estado em parceria com a Funasa e Incra é um embrião do sistema de saneamento rural e se caracteriza como uma ação inédita na região na questão das comunidades isoladas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter