O governador Tião Viana participou nesta quarta-feira, 5, de uma reunião com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Taumaturgo Neto, a superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Renata Souza, e o diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César Pinto, para definir ações de investimentos em obras de saneamento em comunidades rurais isoladas.
Thaumaturgo Neto explicou que se trata de um projeto para tratamento de água e efluentes de projetos de assentamento do Incra. “O projeto deve beneficiar mais de 2 mil pessoas que vivem em assentamentos de Bujari, Xapuri e Sena Madureira”, disse o superintendente do Incra.
Para isso, deverão ser investidos R$ 6,6 milhões, e, de acordo com Thaumaturgo Neto, o governador assegurou que vai buscar apoio para captar esses recursos. “Esse projeto vai levar qualidade de vidas aos projetos de assentamentos. Essa é uma das propostas da presidente Dilma e que o governador Tião Viana tem batalhado para que se concretize no Acre”, observou Thaumaturgo Neto.
Gildo César lembrou que a participação da Funasa nessa parceria tem sido muito importante para a concretização de projetos dessa magnitude. O diretor-presidente do Depasa ressaltou que isso é apenas o início das ações integradas entre Incra, Funasa e governo do Estado para ampliar a rede de saneamento de sistemas isolados.
“Podemos garantir que já estão licitados os sistemas individuais de saneamento para Xapuri, Assis Brasil, Brasileia e Capixaba. São mais de R$ 7 milhões assegurados pela Funasa”, disse Gildo César.
O diretor do Depasa frisou que esse investimento em saneamento nas áreas rurais que está sendo promovido pelo governo do Estado em parceria com a Funasa e Incra é um embrião do sistema de saneamento rural e se caracteriza como uma ação inédita na região na questão das comunidades isoladas.