Governo inaugura viveiro de mudas de bambu no Ifac de Xapuri

Ifac campus Xapuri conta com viveiro de mudas de bambu (Foto: Sect)

O governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira, 2, o primeiro viveiro de mudas de bambu de Xapuri, no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac). O objetivo é avaliar a reprodução das mudas para que possam ser plantadas em áreas reservadas para esse fim.

Na ocasião foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e o Ifac que prevê a parceria para o fomento às pesquisas nessa cadeia produtiva, levando em consideração que um pesquisar do Instituto foi aprovado com uma bolsa de pesquisa na área de propagação de mudas de bambu e dará continuidade ao projeto no município.

“O estado é referência por possuir a maior reserva de bambus nativos do mundo, então pensamos de que forma poderíamos utilizar a matéria prima, tanto a nativa como plantada. Estamos buscando estudar a reação de cada uma delas para identificarmos a melhor maneira de utilizarmos esse produto de forma sustentável”, ressaltou Renata Souza gestora da Sect.

Referência mundial

Atualmente, o Acre possui a maior reserva de bambus nativos do mundo, com mais de 4,5 milhões de hectares, espalhados por mais de 10 milhões de hectares, com cerca de 10 espécies lenhosas e mais de 15 herbáceas.

Com a cooperação, em outras unidades do Ifac também serão desenvolvidas o sistema de cultivo de mudas. De acordo com a Reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante, além de contribuir com a preservação das espécies, os viveiros são ferramentas que favorecem a educação e às pesquisas tecnológicas.

“Os viveiros florestais são essenciais para o processo de preservação, pois após as mudas serem cultivadas, elas são reinseridas na natureza e em pequenas áreas verdes, por exemplo. Ter um espaço como este dentro de um dos campi do Ifac, é de grande importância para a educação, como também para o desenvolvimento das pesquisas e novas tecnologias”, ressaltou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter