infraestrutura

Governo implementa operação tapa-buraco na pista de pouso de Santa Rosa

O Governo do Estado realiza operação tapa-buraco na pista de pouso de Santa Rosa do Purus, em parceria com a prefeitura do município, dentro da prioridade de gestão, com adoção de medidas de rotina para impedir que moradores de cidades isoladas sejam penalizados pela falta de condições de uso da pista de pouso, em localidades onde o transporte aéreo é a única alternativa.

Nessa operação de rotina em Santa Rosa do Purus, o governo garantiu transporte, equipe de trabalho e material (cimento) Foto: Jean Lopes

Nessa operação de rotina em Santa Rosa do Purus, o governo garantiu transporte, equipe de trabalho e material (cimento). A prefeitura entrou com mão de obra, equipamentos e logística estadia e alimentação. As empresas de táxi-aéreo Ortiz e Rio Branco Táxi-Aéreo garantiram o transporte da equipe de Rio Branco.

O diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (Deracre), Ronnan Lemos Filho, destacou a complexa logística que demanda uma operação de rotina como esta, pois primeiro ocorreu o transporte de cimento até Manoel Urbano, depois o transporte de balsa por cerca de três semanas até o município.

“Vale lembrar que, para fazer esse transporte de balsa ainda foi necessário ter água suficiente no rio Purus”, frisou Lemos Filho.

Segundo o diretor do Deracre, o Exército Brasileiro está trabalhando um projeto maior de reconstrução do aeródromo (pista de pouso e decolagem) de Santa Rosa e o Governo do Estado tem dado prioridade para acelerar a parte documental, garantindo assim que não haja entraves burocráticos num projeto de tamanho peso social.

“Paralelo a isso, o governo Gladson Cameli tem demandado prioridade no avanço do projeto de reconstrução dos aeródromos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, cujo financiamento já está garantido pelo Banco Mundial”, explicou o diretor do Deracre.