Governo implanta atividades laborais para jovens do sistema socioeducativo

*ERRATA: Pedimos desculpas pelo equivoco cometido na reportagem que divulga o trabalho desenvolvido na unidade socioeducativa. A reportagem tratou do assunto usando de forma errada o termo terapia ocupacional, quando na verdade são atividades laborais.

A governadora em exercício Nazareth Araújo visitou na tarde desta quinta-feira, 28, as instalações do Centro Mocinha Magalhães do Instituto Socioeducativo (ISE), que abriga adolescentes em conflito com a lei de todo o estado, para acompanhar de perto as novas atividades laborais realizadas pelas reeducandas.

A novidade no centro é a instalação de uma horta. O projeto experimental, realizado em parceria com a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), a partir de uma sugestão do governador Tião Viana, já está em funcionamento há duas semanas.

Governadora conheceu o projeto e incentivou as adolescentes a prosseguirem com as atividades (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“A gente vê isso como uma oportunidade de valorizar e incentivar as meninas a aprenderem algo novo, passando o tempo de uma maneira produtiva. Isso é importante para essas jovens nesse processo de recuperação e valorização da vida delas”, disse a governadora em exercício.

Na horta, as reeducandas cultivam plantas e legumes, como pepino, quiabo, alface, cebolinha, maxixe, coentro e couve. Segundo o coordenador do Departamento de Produção Familiar da Seaprof, Paulo Sérgio Braña, esse é um projeto cujo piloto foi realizado com duas hortas comunitárias em escolas da Cidade do Povo, e, no futuro, a expectativa é chegar a plantar macaxeira e melancia.

“Aqui vamos trabalhar cerca de 250 metros quadrados de horta, fazendo o treinamento em serviço, mostrando como tem que cuidar das plantas e que essa produção seja para consumo próprio da unidade, mas, se sobrar, poderá ser comercializada na Ceasa”, explica Braña.

Além da horta, a unidade também tem desenvolvido projetos musicais e de crochê, e atividades esportivas como vôlei.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter