agronegócio

Governo garante escoamento da produção rural de Acrelândia, com a recuperação de ramal

Escoamento da produção de café e plantios de frutas e legumes são garantidos pelo estado com a recuperação de ramal no município 

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio (Sepa) e do Deracre, começou nesta semana uma operação conjunta com a Prefeitura de Acrelândia para recuperar pontos críticos do ramal Campo Novo, na zona rural de Acrelândia, município localizado a 120 quilômetros de Rio Branco.

A intervenção está sendo feita com uma máquina do tipo PC escavadeira hidráulica do Governo do Estado e que também está atendendo às demandas da Associação de Produtores Rurais. Na ocasião, o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, visitou algumas propriedades para ouvir os anseios dos produtores rurais. Acompanhado do prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, do vereador Nazareno Roseno, do presidente da Associação dos Produtores Rurais, Gersi Souza, e de assessores, Azevedo percorreu vários plantios. Observou lavouras de café, os cultivos de banana e as plantações de maracujá, de cana-de-açúcar e da pimenta de cheiro.

Além de visitas aos cultivares, Edivan Azevedo inspecionou o andamento da instalação do secador e descascador de grãos de café, equipamento cedido pela Sepa, e esteve no local onde será construída a casa de embalagens de bananas com o apoio do Estado. Cerca de 300 famílias, que residem nos mais de 14 quilômetros do ramal Campo Novo serão beneficiadas com a ação, que envolve também a implantação de bueiros para desobstruir pontos de alagamentos críticos do ramal quando chove. Essa intervenção vai facilitar o escoamento da produção rural, alavancando o setor produtivo na região.

A intervenção está sendo feita com uma máquina do tipo PC escavadeira hidráulica do governo do estado Foto: Cedida

Há quatro anos, o produtor rural Valdivino Alexandre, 53 anos, cultiva pelo menos 6 mil pés de cafés em sua propriedade. O plantio supre a demanda do município, mas o seu maior entusiasmo vem do fato de que a recuperação do ramal vai permitir que ele possa exportar o seu produto para outros mercados.

 

Para Alexandre, o apoio do estado é essencial nesse sentido. “Nossas expectativas são as melhores possíveis e essa parceria entre estado e prefeitura é muito importante para nós, porque precisamos da melhoria do ramal para que possamos ter condições de levar nossos produtos à mesa das famílias”, ressaltou ele, agradecendo o apoio do secretário de Produção e Agronegócio e do prefeito de Acrelândia. “Eles têm acompanhado de perto os nossos desafios”, completou.

Há quatro anos, o produtor rural Valdivino Alexandre, 53 anos, cultiva pelo menos 6 mil pés de cafés em sua propriedade
Foto: Cedida

Apoio da Sepa aos produtores é prioridade em 2020

Segundo o titular da Sepa, Edivan Azevedo, o Governo do Estado vai oferecer todo o apoio possível para que os produtores, não só de Acrelândia, como de todo o estado, possam ter as condições ideais de trabalho.

“Nosso objetivo é ver o estado produzir cada vez mais e incentivar o produtor rural a fazer parte desse processo. Estamos trabalhando para que todos sejam atendidos”, pontuou Azevedo.

Da sua parte, o prefeito Ederaldo Caetano agradeceu a parceria e destacou que os produtores rurais estão motivados com o apoio que têm recebido, tanto da esfera estadual quanto da municipal, na melhoria dos ramais de Acrelândia. “Essa aproximação do estado e do município com os produtores rurais fortalece ainda mais o setor produtivo, dando condições para o escoamento e confiabilidade para a produção”, destacou o prefeito.

O objetivo da Sepa é, no verão, entrar com melhorias efetivas no ramal, executando obras de piçarramento para que o ramal dê trafegabilidade durante todo o ano, possibilitando que o produtor tenha segurança ao produzir, já que terá garantias de que sua produção poderá chegar, normalmente, até a mesa do consumidor.