Governo garante desenvolvimento de uma nova base cartográfica para o CAR

As equipes de campo estão distribuindo placas que compõem a rede de marcos do projeto (Foto: Assessoria CAR)
As equipes de campo estão distribuindo placas que compõem a rede de marcos do projeto (Foto: Assessoria CAR)

Para garantir uma boa execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre e o bom desenvolvimento das próximas etapas, o governo do Estado e a Universidade de Lavras (Ufla), instituição responsável pela customização do sistema do CAR, avançam para fase de levantamento e implantação dos pontos de controle, de alta precisão, que auxiliarão o processo de construção da base cartográfica digital temática, a primeira do Brasil, no âmbito do projeto.

A base cartográfica é uma ferramenta que vai auxiliar no trabalho de análise ambiental e monitoramento dos cadastros com mais rapidez, precisão e informações atualizadas. As equipes, da empresa contratada para execução do serviço em campo, realizam a instalação de uma rede de marcos físicos seguindo as normas técnicas vigentes de georreferenciamento.

A rede de marcos vai subsidiar a criação de aspectos cartográficos, na busca por informações hidrográficas, classificação de uso do solo, adensamento de ramais, e outros elementos, se tornando referência para outros projetos e dando início ao processo que prepara a atualização do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE).

O coordenador de geoprocessamento do CAR, Claudio Cavalcante, explica que a nova base cartográfica poderá ser utilizada de maneira ampla e sistemática auxiliando na realização de vários projetos.

“Estamos no início do processo, começando a desenhar um novo cenário, no qual estamos desenvolvendo uma ferramenta, que agindo de maneira integrada, representará um grande avanço no ponto de partida para execução de diversos programas de governo utilizando novas ferramentas e geotecnologias”, ressaltou.

A previsão é que o trabalho de levantamento dos dados termine até o fim do mês de julho, em seguida serão repassados à Ufla para o processamento e ajustes geométricos, concluindo o trabalho de construção da nova base cartográfica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter