Governo firma parceria para realizar primeira Viver Ciência no Juruá

O governo do Estado e instituições estaduais e federais atuantes no Acre se uniram para viabilizar a realização da primeira Viver Ciência Juruá, em Cruzeiro do Sul, nos dias 29 e 30 deste mês.

A Viver Ciência, ou Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, é o maior evento científico da educação básica do Acre. Faz parte do calendário escolar acreano de Rio Branco e este ano chega ao Vale do Juruá.

Primeira Viver Ciência Juruá, no município de Cruzeiro do Sul, nos dias 29 e 30 deste mês
Primeira Viver Ciência Juruá, em Cruzeiro do Sul, nos dias 29 e 30 deste mês

Entre os parceiros estão o Instituto Federal do Acre (Ifac) – que, além de ceder o espaço para a realização do evento, ainda  realizará a Semana de Matemática – e a Universidade Federal do Acre (Ufac), que estará com exposição de trabalhos científicos, produzidos pelos acadêmicos do campus de Cruzeiro do Sul.

De acordo com a diretora de Inovação, da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, Cleide Prudêncio, os parceiros são fundamentais para a realização do evento: “A Viver Ciência é uma mostra realizada por vários parceiros. Sem a ajuda deles não seria possível promover um evento tão grande como esse, que estamos levando para o Vale do Juruá”, ressalta.

Prudêncio destaca ainda que as parcerias ajudam a fortalecer a iniciação científica no estado. “Esse conglomerado de parceiros é essencial para que possamos tornar a Viver Ciência Juruá um evento no calendário escolar de Cruzeiro do Sul, assim como já se verifica na cidade de Rio Branco desde 2015.”

A Viver Ciência e parceiros

A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Em sua primeira edição no Juruá, contará com a participação de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul,  Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Além do Ifac e da Ufac, o evento conta ainda com a parceria da Assembleia Legislativa e da unidade do Sesi/Senai do Juruá, que participará da feira com uma exposição de Robôs Lego Zoom e uma palestra sobre saúde e segurança do trabalho.

Também participam os colaboradores a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, Indústria, do Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), com uma exposição de produtos das cooperativas do Juruá.

Ao todo 27 parceiros contribuem diretamente para a realização da Mostra. Além dos já citados há ainda: A Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Somados a eles a Fundação de Cultura Elias Mansour  a Biblioteca Pública, o Museu de Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Educação.

O Serviço Social da Indústria, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/AC, também são colaboradores.  Para completar o grupo está a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre).

O evento conta com a atuação direta da Polícia Militar do Estado, que estará trabalhando nos dois dias do evento. O Corpo de Bombeiros também estará presente.