Governo firma parceria para implantar novos Laboratórios de Diagnóstico

Parceria foi firmada durante reunião de gestores realizada na Sesacre (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Parceria foi firmada durante reunião de gestores realizada na Sesacre (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Com a proposta de implantar laboratórios de diagnósticos de análises clínicas nos municípios acreanos que ainda não possuem esse serviço, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, e a secretária de Estado Adjunta de Atenção à Saúde, Marize Lucena, reuniram-se na terça-feira, 17, com o representante da Comissão Intergestora Regional (CIA), Raimundo Costa, e o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida.

A implantação dos laboratórios também visa facilitar o acesso da população a tratamentos e evitar o deslocamento dos pacientes até Rio Branco para receberem o resultado de seus exames.

“Esse alinhamento entre a Sesacre [Secretaria de Saúde do Estado do Acre], secretarias municipais de saúde e a rede cegonha permite que, a partir do ano que vem, a gestão estadual possa trabalhar nessa organização e absorver com Rio Branco todas as demandas de apoio de diagnóstico das regionais do Baixo Acre e Purus”, informou Costa.

Durante a reunião foi montada uma equipe de trabalho para realizar o detalhamento da proposta de revisão dos fluxos dos exames laboratoriais do Baixo Acre e Purus. A expectativa de Oteniel Almeida é de que no início de 2016 os exames sejam retomados com maior fluidez.

Os laboratórios atenderão as necessidades da atenção básica para garantir a oferta de acesso das gestantes, dos hipertensos e dos pacientes com diabetes, câncer e tuberculose.

“Todos os exames relacionados à atenção básica nos municípios que não têm laboratório são realizados pelo estado. Nas cidades de Bujari, Senador Guiomard e Capixaba, que não possuem unidades de referência, serão criadas unidades de coleta, e o Centro de Apoio de Diagnóstico de Rio Branco será referência na realização desse serviço”, explica Marize.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter