Governo firma parceria para criação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres em Capixaba

Espaço visa a articulação de ações voltadas ao gênero no município

A Lei 007/2011 foi aprovada em sessão extraordinária na Câmara de Capixaba, na manhã desta quarta-feira, 29. A coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, falou sobre a importância da secretaria em parceria com a Coordenadoria. A intenção é de que o espaço seja voltado para a articulação e a implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da condição de vida das mulheres do município.

“Esse é um momento histórico para as mulheres de Capixaba. Com a implementação da Coordenadoria, as mulheres terão mais vez e voz. Esse momento é ímpar! Vamos informá-las de seus direitos, para que elas possam se proteger e combater as violências sofridas”, ressaltou Joelda.

Para a responsável pela Coordenaria, a expectativa é grande. “Vamos realizar um trabalho com as mulheres da zona rural de Capixaba. Queremos capacitar as mulheres para que sejam multiplicadoras em seus grupos. Teremos também multiplicadoras em cada bairro”, disse a coordenadora Maria dos Anjos.

Durante o encontro, o vereador do município, Rômulo Barro Soares, parabenizou a iniciativa das mulheres em trabalhar as políticas públicas para seu gênero. “Capixaba era órfão dessa política de gênero, e acreditamos que vamos virar essa página. A partir de hoje teremos um instrumento de qualidade, e com a sensibilidade que as mulheres têm de colocar as políticas para contemplarmos nossa sociedade, acredito que vamos resgatar valores morais, de conduta, familiar e de oportunidades, nas quais as mulheres poderão obter sua autonomia financeira”, disse Soares.

A única vereadora de Capixaba, também secretária da Câmara de Vereadores, Nadir Oliare Cardoso, ressaltou o beneficio principalmente para educar os homens de seus deveres em favor das mulheres. “Eles vão conhecer os direitos das mulheres e, assim, vamos abrir os horizontes entre os gêneros, pois o município de Capixaba está em pleno desenvolvimento, e a coordenadoria foi criada no melhor momento.”

Para a secretária da SEPMulheres, Concita Maia, mais um passo foi dado em direção às políticas públicas para as mulheres. “Mais um prefeito se sensibiliza, e quem ganha não são apenas as mulheres, mas toda a população de Capixaba. O governador Tião Viana mostrou sua sensibilidade ao criar a SEPMulheres, e os prefeitos estão criando as coordenadorias. Assim, não temos como deixar de agir e de fazer com que as políticas públicas realmente ocorram”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter