médicos pela população

Governo firma acordo com entidades de saúde para implantar melhorias no setor

Instituições de classe fundam movimento ‘Médicos pela População’ para acabar filas de cirurgias, melhorar o atendimento público e zerar entraves no setor

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, ao centro, com representantes da classe médica no estado, em reunião no CRM-AC; anúncio de força-conjunta para melhorar a Saúde do estado (Foto: Odair Leal/Secom)

Pela primeira vez na história recente do estado, entidades representativas da classe médica e do Governo do Acre estarão irmanadas para solucionar os gargalos que causam entraves no sistema de Saúde Pública local. A coalização do governo com o Sindicato dos Médicos (Sindmed-AC), a Associação dos Médicos do Acre (Amac), e o Conselho Regional de Medicina (CRM-AC), foi formalizada no último dia 16, em reunião no auditório do CRM, na estrada Dias Martins.

Pelo acordo de cooperação, uma força-conjunta levantará os problemas em Saúde e tomará medidas para corrigi-los, gradativamente, num movimento apartidário avalizado por um protocolo de intenções contidos numa Carta Aberta à População.

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, ao centro, com representantes da classe médica no estado, em reunião no CRM-AC; anúncio de força-conjunta para melhorar a Saúde do estado (Foto: Odair Leal/Secom)

O ‘Médicos pela População’, como será chamado, tem como objetivo zerar as filas das cirurgias, impulsionar os atendimentos médico-hospitalares e apontar soluções para problemas, antes tidos como difíceis de corrigir sem o apoio dos médicos, dos profissionais de enfermagens, dos técnicos e dos servidores administrativos que estão no front dos serviços ambulatoriais e das urgências e emergências, diariamente.

“A situação atual da Saúde não é boa e ou tomamos uma atitude proativa agora ou optaremos por continuar reclamando do governo”, ressalta o médico Ricardo Montilla, representante do CRM-AC.

Montillla, do CRM-AC (primeiro à esquerda) fala para o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene (ao centro), em reunião que formalizou o movimento ‘Médicos pela População’ (Foto: Odair Leal/Secom)

Segundo Montilla, “a maioria da nossa classe apoia esse novo governo, mas precisamos ser mais proativos e não perder a chance deste momento”.

Na reunião, o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, assinou protocolo de intenções com as lideranças do Sindmed e da Amac, e tomou conhecimento do abaixo-assinado promovido pelas entidades médica com a participação expressiva de mais de 300 pessoas em favor do movimento ‘Médicos pela População’.

“Jamais a gestão quis cabo de guerra e estamos abertos aos que queiram somar”, diz Alysson Bestene

O secretário Alysson Bestene optou por fazer um retrospecto de como o governo Gldason Cameli recebeu a pasta do governo petista anterior e ressaltando que “jamais a gestão quis fazer um cabo de guerra com a categoria dos médicos”.

“Pelo contrário, estamos sempre abertos às pessoas e entidades que queiram somar, principalmente, vocês que vivem as dificuldades do dia a dia”, lembrou Bestene.

Secretário de Saúde, Alysson Bestene, com médicos no encontro que formalizou o movimento ‘Médicos pela População’; “Todo auxílio em muito bem-vindo”, diz o titular da pasta (Foto: Odair Leal/Secom)

“Desde o dia 1º que fui convidado pelo governador, ainda no período de transição, nos reunimos com a classe médica e também com o Conselho [Regional de Medicina] para pedir esse apoio. E vocês são testemunha de como recebemos a secretaria, desabastecida, sem insumos”, disse Alysson Bestene.

O secretário frisou que “quando a gente assume um cargo público, o princípio que rege a administração pública é o que baliza a nossa vida. E no PS, muitas vidas são salvas pelo profissionalismo, o que muita gente não fala, e no entanto, passa à imprensa que não estamos fazendo nada”.

Já na próxima semana, uma comissão do Médicos pela População vai sentar com a equipe da Sesacre para começar os trabalhos iniciais para colocar em prática as ações de melhorias na pasta.

Participaram ainda da formalização do movimento, a secretária-adjunta de Saúde, Paula Mariano, o presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista dos Santos Filho, e Antonio Clementino Junior, da Amac.