Governo federal assumirá responsabilidade do abrigo de imigrantes

Medidas acerca do transporte de imigrantes, alimentação e reforço de trabalhadores em abrigos foram anunciadas (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Medidas acerca do transporte de imigrantes, alimentação e reforço de trabalhadores em abrigos foram anunciadas (Foto: Edna Medeiros/Secom)

O secretário Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, Beto Vasconcelos, anunciou em entrevista coletiva na noite desta terça-feira, 9, que o governo federal irá assumir a responsabilidade pelo gerenciamento do abrigo de acolhimento dos imigrantes no Acre nos próximos meses.

Beto Vasconcelos deixou claro que medidas de cooperação articuladas entre o governo federal e do Acre irão possibilitar que em breve seja retomado o transporte humanitário dos imigrantes para as regiões Sul e Sudeste do país de forma organizada e planejada. Vasconcelos afirmou ainda que a responsabilidade financeira pela alimentação passou a ser do governo federal.

Quanto ao gerenciamento do abrigo, recursos serão liberados nos próximos dias pelo governo federal para a contratação de 18 pessoas para trabalharem no local, sob a supervisão das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Desenvolvimento Social (Seds).

O secretário Nacional de Justiça destacou que outras medidas estão sendo adotadas. Uma delas será feita em parceria com a Organização Internacional para Migração, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). “Juntamente com esses órgãos pretendemos ampliar a emissão de vistos no Haiti. A ideia é desestimular as rotas ilegais e terrestres e incentivar as rotas aéreas, em que os voos saiam do Haiti diretamente para os Estados onde os imigrantes desejam ir. Isto possibilitará o esvaziamento do abrigo”, afirmou.

Nilson Mourão, secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, declarou que o diálogo com o governo federal está avançando. “Temos percebido a disposição do governo federal no sentido de resolver o problema que o Acre está enfrentando há cinco anos no acolhimento aos imigrantes. Prova disso é que a transição do abrigo para o governo federal está em andamento”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter