Saneamento Integrado

Governo envia novos insumos para obras em Santa Rosa do Purus

Obras de implantação da rede coletora e de tratamento de esgoto, módulos sanitários, captação e tratamento de água, além de pavimentação de ruas, compõem os investimentos do governo do Acre em Santa Rosa do Purus.

No entanto, consolidar esses serviços de urbanização e saneamento em um município ao qual só se pode ter acesso por meios aéreos e fluviais é algo desafiador e exige ousadia para encarar o processo logístico de transporte de materiais.

Nesta semana, uma balsa contendo 200 metros cúbicos de brita e 1.550 sacos de cimento saiu de Manaus (AM) e foi direcionada a Santa Rosa do Purus para a realização dos trabalhos do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

“Nos próximos dias, 26 toneladas de barras de aço, material betuminoso e demais maquinários também farão a mesma trajetória das demais balsas, uma média de 40 dias de navegação pelos rios da Amazônia, que começam a elevar os seus níveis com o período de chuvas”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Cerca de 60% dos serviços do Proser foram executados na cidade, onde a gestão do governador Tião Viana amplia a rede de abastecimento de água em 5,2 quilômetros, na implantação de 216 unidades domiciliares, com 900 ligações na área urbana conectando um sistema que garantirá uma produção diária em todo o município.

“O trabalho é intenso. No verão executamos, e no inverno transportamos insumos para garantir o próximo verão. Santa Rosa será transformada no próximo ano. Será um bom lugar para se viver com qualidade de vida”, relata Magalhães.

Os recursos aplicados nessas obras são de R$ 20 milhões, oriundos de uma parceria entre o Depasa, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e o Banco Mundial.