Saneamento integrado

Governo envia novos insumos e equipamentos para obras nas cidades de difícil acesso

Obras de pavimentação, distribuição de água tratada, rede de esgoto, módulos sanitários entre outras ações de saneamento integrado, contemplam o cronograma de trabalho do governo do Acre nas cidades de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão.

No entanto, para efetuar estes investimentos, o planejamento logístico é fundamental, já que o acesso às quatros cidades só é possível via aérea e fluvial. Nesta semana, uma nova carga de insumos e equipamentos foram enviados por meio de balsas, que navegam pelos rios Tarauacá, Juruá e Purus.

“Cerca de 350 milheiros de tijolos seguem para Porto Walter, um caminhão compactador e contêineres para coleta de lixo no Jordão, além de diversos maquinários para trabalharem nas obras. Para Santa Rosa do Purus, segue um carregamento de brita”, informa o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães.

350 milheiros de tijolos seguem em balsas para cidade de Porto Walter (Foto: Cedida)

O gestor explica que a elevação dos níveis dos rios, neste inverno amazônico, é essencial para efetuar esses transportes e assim, estocar o material para trabalhar no verão. “Um trabalho minucioso, que exige decisões corretas para não perdermos tempo e nem insumos. Muito já se avançou. Agora estamos deslocando mais materiais para a fase final de serviços no decorrer deste ano”, relata Magalhães.

O projeto alcançou o índice conclusivo de 70% Marechal Thaumaturgo, 61% em Santa Rosa do Purus, Porto Walter com 41% e Jordão com 25%, num investimento total de R$ 100 milhões da gestão Tião Viana no meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser) em parceria com Banco Mundial.

Morador do município de Jordão, José Meleiro, comenta sobre esta nova realidade que sua cidade está vivenciando. “Os materiais estão chegando lá no porto e isso significa que vêm mais trabalho por ai; rua pavimentada, mais água nas torneiras, rede de esgoto, ou seja, aqui será ainda melhor de se viver”, disse.

Maquinários para atuarem obras de saneamento integrado são transportados entre as cidades de Tarauacá e Jordão (Foto: Cedida)

Leia também: Artigo – Isolados e historicamente belos