Governo entrega veículos e anuncia concurso para a segurança

Foto: Gleilson Miranda/Secom
Tião Viana entregou 12 novos veículos e equipamentos tecnológicos, e anunciou 35 vagas para carreira de oficial (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Segurança Pública do Acre comemorou nesta quinta-feira, 9, mais uma ação que vem fortalecer o sistema integrado. O governador Tião Viana entregou 12 novos veículos e equipamentos tecnológicos, durante evento realizado em frente ao quartel do Comando-Geral da Polícia Militar.

Na ação, que reuniu representantes do governo, parlamentares e comunidade, Tião Viana anunciou a abertura do edital do processo seletivo para o posto de oficial de carreira do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

“No Acre, a polícia elucida cem por cento dos crimes de latrocínio por meio do Sistema Integrado de Segurança. Hoje é uma entrega simbólica de veículos e equipamentos, e estamos abrindo 35 novas vagas para oficial. É uma luta incansável por um sistema que ajuda a criar um sentimento de paz, respeito e não permissão do aumento da criminalidade”, destacou Tião Viana.

A ação visa fortalecer o sistema integrado de Segurança Pública do Acre  (Foto: Assessoria Sesp)
Ação visa fortalecer o sistema integrado de Segurança Pública do Acre (Foto: Assessoria Sesp)

O comandante-geral em exercício da Polícia Militar, José Américo Gaia, frisou que os veículos e equipamentos servirão para subsidiar as atividades policiais, fortalecendo a gestão e a logística a fim de garantirem dinamismo e celeridade às atividades operacionais dos comandos.

“O governo não mede esforços para qualificar a Segurança Pública. Essa entrega vem garantir o fortalecimento dos trabalhos executados nas diretorias de inteligência”, contou o oficial.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, disse que a ordem de investimentos das entregas representa quase R$ 2 milhões de recursos oriundos do governo federal, por meio da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron).

“Esta entrega representa a intensificação de ações e avanços. No Acre foi possível reduzir em 64% os crimes de latrocínio, 21% dos homicídios e 12% de roubos. Com esse apoio vamos avançar ainda mais na redução desses indicadores”, garantiu Farias.

Quadro de oficiais fortalecido

O anúncio das 35 novas vagas para oficiais de carreira foi motivo de alegria para a Polícia Militar que disporá de 20 vagas, e para o Corpo de Bombeiro que dispõe de 15.

“Estamos recebendo o maior patrimônio de uma corporação, que são as vagas para o curso de oficiais. Hoje a gente via a alegria na expressão dos bombeiros por receberem essa oportunidade”, contou o comandante do Corpo de Bombeiros Carlos Gundim.

O deputado estadual Jenilson Leite parabenizou o governo pelo momento importante que traz a instrumentalização às polícias. “Aqui no Acre temos uma polícia elucidativa, que presta um bom trabalho para a comunidade”, defendeu o parlamentar.