títulos definitivos

Governo entrega títulos de regularização fundiária em Senador Guiomard

Promovendo dignidade e garantindo mais direitos para a comunidade de Senador Guiomard, o governo do Estado, por meio de Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou nesta quinta-feira, 16, a entrega de 39 títulos definitivos para os moradores dos bairros Naire Leite I e Vila Nova Aldeia.

A regularização fundiária irá permitir que essas famílias possam ser incluídas em programas de acesso a crédito para melhoramento de moradias, assim como aos serviços realizados pela prefeitura. A entrega foi realizada na Escola Orlando Viana. Os processos de viabilização das entregas dos títulos custaram 74 mil reais em recursos.

Alysson Bestene destacou o compromisso do governador em promover melhorias na qualidade de vida da população. Foto: Jean Lopes

Representando o governardor Gladson Cameli, esteve presente à cerimônia o titular da Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene, que enfatizou o compromisso do governo em promover melhorias para toda a população acreana.

“O atual governo, desde que assumiu esta gestão, teve uma preocupação com todos os municípios em regularizar esses espaços territoriais que hoje estão registrados em cartório, sendo esse todo um trabalho técnico feito pelo Iteracre. E o trabalho de gestão governamental tem buscado cada vez mais valorizar as comunidades, não somente com ações dessa pasta, mas em todas as áreas, para garantir mais benefícios para a população do estado”, pontuou Alysson Bestene.

Regularização fundiária irá permitir que essas famílias possam ser incluídas em programas de acesso a créditos para melhoramento de moradias. Foto: Jean Lopes

O presidente do Iteracre, Alírio Wanderley Neto, disse que os títulos já foram entregues com registro em cartório. “Isso significa que as pessoas não terão mais gastos com matrícula. Com o título em mãos, o morador já pode ir a um banco fazer um financiamento ou empréstimo para construir sua casa ou empreendimento”, conta o presidente.

O presidente do Iteracre garantiu que serão realizadas mais entregas em todo o estado e somente na capital Rio Branco serão dois mil títulos de regularização entregues até o fim do ano. Foto: Jean Lopes

“Inclusive haverá mais entregas no município e no interior do Acre, sendo que a meta é entregar dois mil títulos somente em Rio Branco até o fim do ano”, acrescenta o titular do Iteracre.

A moradora Nacinelia Magalhães relatou estar muito feliz com o recebimento do título definitivo. Foto: Jean Lopes

Nacinelia Magalhães, 46 anos, é moradora na localidade há 41 anos e fez o seu relato: “Fiz a compra da casa somente com o comprovante de compra e venda, sem título da propriedade, e é uma alegria imensa agora finalmente ter esse documento de posse definitiva”, explanou a moradora.

Com a entrega, além dos benefícios que os moradores poderão ter acesso, a Prefeitura de Senador Guiomard vai poder trabalhar melhor na parte de infraestrutura dos bairros, segundo a prefeita Rosana Gomes.

Durante a cerimonia, a prefeita agradeceu o apoio do governo e das bancadas federais e estaduais, que têm garantindo benefícios para o município. Foto: Jean Lopes

Estiveram presentes ao evento os deputados estaduais André Santos e José Bestene, o deputado federal Alan Rick, representantes da senadora Mailza Gomes e do senador Márcio Bittar, assim como o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo, Mário César Freitas, e o titular da Secretaria de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict), Anderson Abreu, e o vice-prefeito de Senador Guiomard, José Martins.